quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

PREFEITURA REALIZA IDENTIFICAÇÃO BOTÂNICA DE DIVERSAS ESPÉCIES NAS ÁREAS VERDES DA CIDADE

A Prefeitura de Sobral, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), está realizando a identificação botânica de diversas espécies nas áreas verdes da cidade, com o objetivo de promover uma aproximação das pessoas com a natureza. 

A ação é parte integrante do programa de educação socioambiental “Sobral Nossa Casa”, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol). A ação visa ainda promover a conservação da vegetação local a partir da ressignificação da mesma, com a proposta "conhecer para conservar".

A identificação botânica das espécies encontradas nas áreas urbanas é uma atividade imprescindível quando se trata de Educação Ambiental, pois permite classificar o domínio fitogeográfico e reconhecer espécies invasoras, endêmicas, abundantes e/ou ameaçadas de extinção pelo o uso indiscriminado. 

É possível também analisar quais espécies servem de abrigo para a diversidade faunística e apresentar diferentes potencialidades de usos: medicinal, ornamental, forragem, alimentícia, entre outras importâncias ecológicas e sociais. Portanto, para que um ambiente esteja em harmonia com sua natureza no que se refere à vegetação, é necessário conhecer sua flora, espécie por espécie, a fim de tornar possível o equilíbrio ecossistêmico.