O Estado do Ceará aderiu nesta segunda-feira (28/8) aos seguintes programas do Ministério da Educação (MEC): o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Programa Escola em Tempo Integral. As iniciativas fazem parte do pacote de reconstrução da educação brasileira, conduzido pela atual gestão do MEC, e agora atrelados ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Nosso sonho é que os jovens cearenses ingressem na universidade pública ou empreendam. Não queremos conquistar o mundo apenas com o trabalho braçal, queremos conquistar o mundo naquilo que somos bons, a educação”, declarou o governador Elmano de Freitas, ao assinar adesão aos três programas do Ministério da Educação.
Durante o evento, ainda, foi autorizada a construção de 22 escolas que beneficiarão estudantes de 15 municípios cearenses, com investimento previsto de R$ 226.164.794,82. Os recursos são do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).