terça-feira, 15 de agosto de 2023

PREFEITURA DE SOBRAL RECEBE CERTIFICADO DO PRÊMIO CIDADE CAMINHÁVEL 2023


O projeto Parque Urbano da Lagoa da Fazenda, realizado por meio das secretarias do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e da Infraestrutura (Seinfra), foi certificado, nesta terça-feira (08/08), pelo Prêmio Cidade Caminhável 2023, ocupando o segundo lugar na categoria Cidades Médias.

“Fizemos toda a requalificação da paisagem existente, sempre buscando promover maior qualidade de vida para a população. Foram aplicados materiais nobres, equipamentos urbanos modernos, acessibilidade e fontes interativas para uma maior integração das pessoas com o meio urbano edificado.”, afirma João Paulo Siqueira, coordenador de obras.

A Lagoa da Fazenda fica localizada nos bairros Coração de Jesus e Alto da Brasília, em Sobral. O espaço passou por uma requalificação em uma área de aproximadamente 175 mil m², contando com a integração física e ecológica entre dois importantes espaços públicos do município, o Parque da Cidade e o Parque Pajeú, promovendo continuidade ecológica, essencial para a sustentabilidade da cidade.

“Uma cidade caminhável é uma cidade mais atrativa para os encontros e para o usufruto dos espaços públicos. A conquista desse prêmio representa a importância de continuar pensando, projetando e investindo em espaços verdes integrados ao meio urbano. O Parque Lagoa da Fazenda é um exemplo do avanço que Sobral tem tido nesse campo.”, explicou Lívia Costa, gerente da célula de Diretrizes Urbanas e coordenadora interina de Planejamento Urbano da Seuma.

O município de Sobral está inserido no clima semiárido, portanto, a gestão do prefeito Ivo Gomes sempre busca adotar medidas eficazes e sustentáveis para amenizar os efeitos do clima, proporcionando uma maior qualidade de vida e bem-estar para a população sobralense.

Dentre as iniciativas, está a criação de grandes áreas de sombras, através da implantação de espécies vegetais nativas, fundamental para auxiliar na redução da temperatura e dos níveis de dióxido de carbono. Foi desse compromisso que o projeto Parque Urbano da Lagoa da Fazenda nasceu.

A obra conta com ciclofaixas, campo de futebol, quadra de tênis, sendo duas de vôlei de praia, equipamentos para exercícios físicos e para recreação infantil, caramanchões com áreas de permanência, fontes interativas, anfiteatro, praça com esculturas, mesas de jogos, posto policial, píer e estacionamento para trinta e quatro veículos, com duas vagas acessíveis para deficientes e duas vagas para idosos.