terça-feira, 15 de agosto de 2023

APÓS AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS, AEPET AFIRMA QUE PPI ACABOU SÓ NA RETÓRICA


Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet) - Desde maio, AEPET tem alertado para a farsa do fim do Preço Paritário de Importação (PPI). A Petrobrás anunciou nesta terça-feira um aumento de 16,27% no litro da gasolina e de 25,83% no litro do diesel. Os novos valores começam a ser cobrados pelas refinarias da empresa nesta quarta-feira (16). >>> Petrobrás anuncia aumento de 16,3% no preço da gasolina e de 25,8% no diesel.

Petrobrás justificou o aumento devido “à consolidação dos preços de petróleo em outro patamar, e estando no limite da sua otimização operacional, incluindo a realização de importações complementares, tornou-se necessário realizar ajustes de preços para ambos os combustíveis, dentro dos parâmetros da estratégia comercial, visando reequilíbrio com o mercado e com os valores marginais para a companhia”.

Em 2 de julho, Felipe Coutinho, vice-presidente da AEPET, alertou que “O fim do Preço Paritário de Importação (PPI) é mais uma farsa”. E afirmou: “somente a Petrobrás consegue suprir o mercado doméstico de derivados com preços abaixo do paritário de importação e, ainda assim, obter resultados compatíveis com a indústria internacional e sustentar elevados investimentos que contribuem para o desenvolvimento nacional”.