Na previsão do MetSul, a temperatura deve chegar a 35ºC em São Paulo na quarta-feira (23), com a possibilidade de que o norte, oeste e litoral norte do estado veja os termômetros alcançarem entre 37ºC e 40ºC. No Rio de Janeiro, as máximas chegarão a 38ºC e 40ºC, com a possibilidade de alcançar os 42ºC.
Caso mais extremo deve acontecer no Rio Grande do Sul, onde há ao mesmo tempo a ação da massa de ar quente e a chegada de uma massa de ar polar, capaz de causar instabilidades no clima. Em regiões como o oeste gaúcho e o vale do Itajaí em Santa Catarina, a temperatura deve chegar aos 38ºC até a quarta-feira — caindo até próximo de zero no final de semana, quando há a possibilidade de geada na região. Os termômetros devem cair também em outras regiões do Brasil, com o avanço da massa de ar polar.
O Brasil tem o histórico de temperatura variando radicalmente no mês de agosto— mas o fato é que elas estão acima do normal em muitos locais. Em São Paulo, a mínima média para o mês é 13,3ºC mas, neste mês de agosto, a média foi de 19,3ºC segundo o Climatempo, que aposta em temperaturas superiores a 4ºC nesta semana em estados como Tocantins e Mato Grosso. Este calor, tipicamente esperado para os meses primaveris de setembro e outubro, estaria se repetindo cada vez mais em meses de inverno.
O Antagonista