sexta-feira, 26 de março de 2021

ACARAÚ-MIRIM É O SEXTO AÇUDE A SANGRAR NO CEARÁ


Apesar dos dias difíceis e abafadiços que se fizeram por esta pandemia, esta sexta-feira, 26, para os massapeenses trouxe o renovar do ânimo e o renascimento da esperança de melhores dias, com um clima de especial alegria com a sangria do Açude Acaraú-Mirim, em Massapê.

Nesta madrugada, o reservatório, construído em 1907, atingiu a sua capacidade máxima que é de 52.768.000 m³. O sangradouro apresentava nesta manhã uma lâmina d'água que jorra e devolve o brilho ao olhar do sertanejo desta região, pois a cheia da barragem de terra homogênea, já contabiliza ali 52 milhões de m³ de água, o que garante não só o abastecimento da cidade de Massapê e de seus distritos, essencialmente, das comunidades de Mumbaba e Ipaguassu-Mirim, mas também porque estas águas ganham maior importância por também pereniza o Rio Acaraú e ainda mais, por garantir a boa evolução e o progresso dos pequenos projetos de irrigação em muitas cidades da Região Norte.

"A sangria do Acaraú Mirim nesses dias tão atípicos, traz para todos nós de Massapê o alento e a renovada esperança que nos inspira à certeza de que dias melhores, pelas bençãos divinas, já estão chegando para a alegria, conforto e tranquilidade de todos os massapeenses." Comentou a prefeita Aline Albuquerque ao nosso blog.

Além do Acaraú-Mirim, em Massapê, os demais açudes que também já sangraram em todo o estado do Ceará neste início de 2021 são: Açude Caldeirões, em Saboeiro; Açude Batalhão, em Crateús; Açude Germinal, em Palmácia; Açude São Vicente, em Santana do Acaraú e Açude Tijuquinha, em Baturité.