quarta-feira, 31 de março de 2021

RECONHECIMENTO

O Jornalista Eliomar de Lima de O POVO, recebe nesta quarta-feira, 31 de março, o Troféu Imprensa José de Alencar, um reconhecimento da CDL pela qualidade, ética e compromisso público de sua atuação ao longo de décadas.

A cerimônia será online, com início previsto para às 20h30min, com transmissão pelo canal do Youtube da CDL de Fortaleza, que também entregará o Prêmio Comunicação 2021.

Na foto: Eliomar e Assis Cavalcante, numa de suas visitas à Redação de O POVO, registro do período pré-pandemia.

PERFIL BIOGRÁFICO 

Eliomar de Lima é jornalista, radialista, colunista e blogueiro brasileiro. Nasceu no antigo bairro do Coqueirinho, atual Parquelândia, Fortaleza-Ceará. É filho do policial civil Hélio Martins e da dona de casa Nadir Batista de Lima.

Ingressou no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Letras na Universidade Estadual do Ceará (Uece), com especialização posterior em Marketing e Gestão pela UFC. Começou sua carreira jornalística aos 21 anos, como produtor executivo da Rádio Uirapuru. Posteriormente começou a escrever para o Jornal O Povo, onde mantém até hoje uma das mais concorridas colunas na preferência dos leitores, tendo em suas páginas sociais um dos maiores números de seguidores. Também atuou nos jornais Tribuna do Ceará e O Estado, na rádio Rádio O Povo CBN e na TV O Povo.

Em 2011 recebeu da Câmara Municipal de Fortaleza a Medalha Antônio Drummond, em reconhecimento ao seu serviço jornalístico. Em 2012, foi considerado um dos 30 cearenses mais influentes do ano, de acordo com uma enquete realizada pela revista Fale! Em 2017, recebeu da Câmara Municipal de Fortaleza a medalha Boticário Ferreira, mais alta honraria do legislativo da Capital cearense. Dentre as homenagens recebidas, possui também certificados de amigo do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará, amigo dos servidores da Controladoria Geral do Estado e amigo da Defensoria Pública do Estado.

Atualmente tem seu próprio blog, intitulado “Blog do Eliomar”, incorporado ao portal O Povo Online. Sempre integrado às novas tecnologias, conduz também o programa "Sobe e Desce", no Instagram, e em outros veículos de mídias sociais do Grupo de Comunicação O POVO.

Os pais Hélio Martins e Nadir Batista de Lima fundaram em 1954 o Bar Besouro Verde, um dos mais tradicionais pontos boêmios e gastronômicos do bairro Parquelândia. Atualmente, o estabelecimento é administrado pelo irmão de Eliomar, Wellington Martins. É casado com Socorro França de Lima, com quem teve dois filhos, Vinícius (também estudante de jornalismo) e Vítor. É torcedor vibrante do Ceará Sporting Club.