quinta-feira, 2 de março de 2023

LICENÇA DE FERNANDO SANTANA ALTERA COMPOSIÇÃO NA CÂMARA DE FORTALEZA E ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


O pedido de licença do deputado Fernando Santana (PT), por um período de quatro meses, vai gerar uma alteração no funcionamento da Câmara Municipal de Fortaleza bem como da Assembleia Legislativa. O petista é  vice-presidente da Assembleia Legislativa e em seu lugar na Mesa Diretora ficará o deputado Osmar Baquit, do PDT.

Quando da discussão sobre os nomes que iriam assumir vagas na Mesa Diretora, o deputado Osmar Baquit demonstrou interesse pela 1ª vice-presidência, cargo que permaneceu com Fernando Santana. O pedetista, agora, deve atuar como o vice-presidente da Casa, ainda que por ao menos quatro meses.

Mas a mudança maior deve acontecer na Câmara Municipal de Fortaleza e na atuação dos vereadores petistas na Casa Legislativa da Capital cearense. A primeira baixa entre aqueles nomes mais combativos na sigla se deu ainda em 2022, quando o vereador Ronivaldo Maia (sem partido) foi expulso, após ser acusado de tentativa de feminicídio.

Em seguida, a vereadora Larissa Gaspar (PT) foi eleita deputada estadual e em seu lugar assumiu Dr. Vicente (PT), que tem um perfil mais comedido, menos combativo que a parlamentar. Restou na Câmara Municipal o vereador Guilherme Sampaio, presidente do PT de Fortaleza e claro opositor à gestão do prefeito Sarto.

Agora, com o acordo de manutenção de Guilherme Sampaio na Assembleia Legislativa, a exemplo do que o PDT fez na Legislatura passada com Manoel Duca na Casa, assume na Câmara Municipal de Fortaleza a suplente Adriana Almeida, que se apresenta como feminista e defensora da causa animal.

(Blog do Edson Silva)