terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

EM SESSÃO NA ALECE, ELMANO DE FREITAS DESTACA AVANÇOS E PRIORIDADES PARA 2025


Na abertura dos trabalhos legislativos da 3ª sessão legislativa da 31ª Legislatura, nesta segunda-feira (03/02), no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, fez a leitura da mensagem aos parlamentares destacando as ações desenvolvidas e as prioridades da sua gestão para 2025, com foco no fortalecimento da economia, avanços na educação, melhorias na saúde e reforço na segurança pública.

Dentre as ações de destaque em 2024, o governador mencionou que o Ceará cresceu muito acima da média nacional, com o Produto Interno Bruto (PIB) cearense registrando alta de 6,67% no terceiro trimestre. Ele enfatizou que o resultado estadual ficou acima do registrado no Brasil, que foi de 4%.

O equilíbrio fiscal do Ceará também foi ressaltado, com o Estado atingindo a Capacidade de Pagamento (Capag) A, nota máxima concedida pelo Tesouro Nacional. “Tenho convicção de que estamos no caminho certo, ampliando os investimentos públicos e gerando mais emprego e renda à nossa população, inclusive pelo diálogo com o setor privado”, disse.

O governador também destacou a geração de empregos, com 62.312 novas vagas criadas entre janeiro e novembro, superando o desempenho de 2023. Além disso, mais de cinco mil novos servidores foram nomeados para áreas como educação, segurança pública, saúde, ensino superior e cultura. “E muitos outros serão chamados para reforçar os quadros do Governo do Estado, assim como novos editais serão abertos em 2025, principalmente na área da segurança”, destacou. 

Ainda no setor econômico, Elmano assinalou que o Porto do Pecém registrou aumento de 13% na movimentação de cargas em 2024, com 19,6 milhões de toneladas escoadas pelo porto. “Aliás, na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a nossa ZPE (Zona de Processamento de Exportação) está pronta para receber os principais players do mercado nacional e internacional da produção de hidrogênio verde e data centers. Lembrando que Fortaleza já tem seis data centers e está construindo mais dois”, acrescentou.

O governador Elmano de Freitas também destacou o desempenho do Ceará na área da educação, ressaltando o protagonismo da rede estadual, que lidera o ranking nacional de redações com notas acima de 950 pontos entre as escolas públicas do Brasil. “Foram 663 redações que alcançaram essa avaliação. Parabéns aos nossos jovens pelos excelentes resultados, que demonstram o talento e a dedicação dos estudantes, além do trabalho incansável de nossos educadores”, afirmou.

De acordo com ele, o objetivo de universalizar o tempo integral no Estado está cada vez mais consolidado. “Em 2024, chegamos ao índice de 75% das escolas da nossa rede nesse modelo. E temos como prioridade terminar o próximo ano com todos os estudantes da rede pública estadual estudando em tempo integral”.

Ele agradeceu a colaboração do ministro Camilo Santana e de toda a equipe do Ministério da Educação, que têm sido grandes parceiros para atingir os objetivos nessa área. “Sem deixar de lembrar que o programa Pé-de-Meia auxilia 270 mil estudantes da nossa rede pública estadual”, pontuou.

O governador também destacou a expansão da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Regional do Cariri (Urca), com novos cursos e campus. Mencionou ainda a implantação do Campus Ceará do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), previsto para 2027, e o anúncio de seis novos campi do Instituto Federal, fortalecendo a qualificação dos jovens para o mercado de trabalho.

Na área da saúde, Elmano destacou avanços significativos no atendimento à população. “Conseguimos tirar mais de 157 mil pessoas da lista de espera por uma cirurgia eletiva. Procedimentos das mais variadas especialidades foram realizados pela rede estadual e hospitais parceiros, sempre priorizando um atendimento mais descentralizado e humanizado, permitindo que os pacientes sejam atendidos mais perto de casa”, explicou.

O atendimento a pacientes com câncer também foi ampliado, com mais de 3.500 pessoas recebendo diagnóstico e tratamento nos hospitais regionais do Sertão Central e Litoral Leste. O governador anunciou ainda o início das operações do Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza, previsto para este mês de fevereiro.

Outra área enfatizada pelo governador foi a da segurança pública, em que pontuou que, com o trabalho firme e dedicado das tropas, foi possível frear o crescimento do número de homicídios. “Reduzimos em mais de 16% o número de roubos no Estado, assim como diminuímos de forma considerável os índices de roubos e furtos de aparelhos celulares, muito por conta do programa Meu Celular, que lançamos em 2024. Já recuperamos e devolvemos mais de cinco mil telefones aos seus verdadeiros donos”.

O governador também mencionou a distribuição diária de 130 mil refeições pelo Ceará Sem Fome, além do apoio financeiro a 53 mil famílias para compra de alimentos e a 150 mil famílias em extrema pobreza pelo Cartão Mais Infância Ceará.

Elmano de Freitas pontuou o avanço na ampliação da cobertura de esgotamento sanitário, que cresceu 3,5 pontos percentuais, beneficiando 118 mil imóveis e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Também ressaltou o progresso das obras hídricas, com 48% do Sistema Adutor Banabuiú - Sertão Central já concluído e mais de 81% do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) em execução, reforçando a segurança hídrica em diversas regiões do Estado.

Por fim, reforçou o compromisso com a dignidade e os direitos básicos da população cearense. “Querido povo cearense: iniciamos 2025 com muitos desafios, mas muito confiantes e  determinados,  diante das conquistas e resultados alcançados até aqui”, disse.