Uma matéria
veiculada na manhã de ontem (06) na participação do jornalista
Donizete Arruda, quadro "Conexão Brasília/Ceará" noticiando que o Derby Club
Sobralense fora vendido pelo valor de R$ 50 milhões, por cinco diretores, e que
os acionistas não teriam mais acesso as dependências e que os tratores estavam
prontos para demolir as instalações, não condiz com a realidade dos
acontecimentos. Na verdade o Presidente do Conselho Diretor, José Eduardo
Guimarães Coelho, através de convocação do Presidente do Conselho Consultivo,
João Alberto Adeodato Júnior, em edital de convocação publicado no Jornal
Correio da Semana, que circulou no dia 17 de março de 2013, convocaram
Assembleia Geral, que se realizou dia 24 de maio de 2013, presidida por José
Eduardo Guimarães Coelho, com objetivo de delegar poderes para alienação de
ônus e direitos reais sobre uma área de cinco(05) lotes, corresponde uma área
de (Um mil seis centos e cinquenta metros quadrados) 1.650 m² – localizada no
final das cocheiras. Na mencionada Assembleia foi autorizada a venda dos
cinco(05) lotes pelo valor de R$ 900 mil (Nove Centos Mil Reais), com o
objetivo de adaptar o Club as exigências do Corpo de Bombeiros e adaptações da
Sede Social devido uma Ação Judicial sobre Direito de Vizinhança que proíbe
realização de festas. A venda servirá para adaptações na parte turfística visando a
cumprir as exigências do Ministério da Agricultura, que exige para manutenção
da Carta Patente, a construção da Quarentena e Laboratórios, recuperação de
cocheiras e ainda possibilitar adequar a Sede Social para realização de Festas.
Vale ressaltar que durante o ano de 2013, só houve uma festa no Club, portanto
o Derby enfrentou o referido ano sem nenhuma receita, além de que os sócios há
mais de doze(12) anos não pagam uma mensalidade, e a atual Diretoria vem
mantendo com dificuldades a preservação de forma precária do Club. Assim sendo, a única saída foi vender através de escritura pública assinada pelo Presidente,
José Eduardo Guimarães Coelho, e passada no Cartório do 1° Ofício Pedro Mendes
Carneiro, unicamente a venda destes cinco(05) lotes, para preservar um imenso
patrimônio dos sobralenses. Com parte do dinheiro arrecadado com a venda foi
posto em dia encargos trabalhistas, obrigações de FGTS, INSS e Folha de
Pagamento. No dia 27 de novembro de 2013, o Presidente do Conselho Consultivo,
João Alberto Adeodato Júnior, convocou todos os conselheiros e diretores através de
Ofício com o fim do Presidente do Conselho Diretor, José Eduardo Guimarães
Coelho, apresentar prestação de contas com seus respectivos recibos, na Sede
Social. No momento o tesoureiro, Pedro Ribeiro da Silva, apresentou os
documentos e fez um esclarecimento sobre as despesas realizadas, tendo a
presente ata sido lida e aprovada por todos os presentes.
Por fim, ainda na tarde de ontem (06) a Diretoria do Club convocou sócios
acionistas, que compareceram em grande número e a imprensa para uma visita as
dependências do Club no intuito de conhecerem a pequena parte do imóvel que foi
vendida e que nada afeta nem prejudica a extensão territorial do Club - nem seu
funcionamento - e foi apresentado e constatado as obras em andamentos e os
projetos a serem executados com o arrecadado da venda dos cinco(05) lotes.