terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO ULTRAPASSA 10 MILHÕES NO BRASIL

A identificação dos eleitores brasileiros por meio das impressões digitais ultrapassou a marca de 17,7 milhões de registros em todo o Brasil. O chamado recadastramento biométrico está no final da terceira fase, que deve ser encerrada até o próximo dia 31 de março e, até esta segunda-feira (17), já alcançou pouco mais de 10 milhões de eleitores. No total, 791 municípios identificarão seus eleitores por meio dessa tecnologia nas eleições deste ano.
Conforme a página oficial do Recadastramento Biométrico, 10.035.422 eleitores de 24 Estados e do Distrito Federal já colheram as digitais nesta terceira etapa e estarão aptos para votar após serem identificados por meio da urna com leitor biométrico no próximo dia 5 de outubro. Nesta fase, que teve início em março de 2013, aproximadamente 14 milhões de eleitores foram convocados para a revisão.
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando praticamente inviável a tentativa de fraudar a identificação do votante. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio de impressões digitais únicas, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.
Para as eleições de 2014, a meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que cerca de 23 milhões de cidadãos se identifiquem pelas digitais no momento do voto. Esta terceira fase, na qual ainda poderão ser convocados mais pessoas, vai complementar as duas anteriores, que somaram 7,7 milhões de eleitores, que já votaram com a biometria nas Eleições Municipais de 2012.