quarta-feira, 27 de julho de 2016

CASA DO CIDADÃO DA AL/CE RECEBE MAIOR NÚMERO DE CRIANÇAS EM BUSCA DO RG

A Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa registrou, neste mês de julho, época de férias escolares, um elevado número de crianças em busca da Carteira de Identidade (Registro Geral - RG). “Como as crianças estão de férias, os pais aproveitam para providenciar a documentação dos filhos que ainda não têm”, observa a coordenadora da Casa do Cidadão, Mirla Vieira.
O casal Cristiana e Erly Bessa foi dos que procuraram a Casa do Cidadão da AL para tirar o documento da filha de sete anos. “Estamos gostando do atendimento, mas seria útil se as pessoas conseguissem fazer cópias dos documentos aqui”, observou Erly.
De acordo com Mirla, não é obrigatório o comparecimento de crianças ou adolescentes com menos de 16 anos no local. Entretanto, se o menor for acompanhado, o responsável deve ser parente de primeiro grau, como pai, mãe, avó, avô, tios ou irmão maior de 18 anos. Adolescentes com mais de 16 anos, podem solicitar o documento desacompanhados.
Durante o primeiro semestre deste ano,  a Casa do Cidadão realizou 11.487 serviços. Destes, 3.484 foram para Carteira de Identidade,  975 CPF (Cadastro de Pessoa Física), 367 declarações e 6.661 informações gerais.
A Casa do Cidadão é uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e Assembleia Legislativa que oferece à população cearense a emissão do Registro Geral e da 1° via do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além da gratuidade, para pessoas carentes, da segunda via da Certidão de Casamento e de nascimento para cartórios da Capital.