quarta-feira, 5 de abril de 2017

I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE

Durante os dias 20 a 22 de abril de 2017, acontecerá o I Congresso de Educação da Região Norte no Centro de Educação a Distância do Ceará, em Sobral. A primeira edição terá como temática central: “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SOCIOCULTURAIS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE”.  A L A Consultoria Educacional acredita que iniciar o congresso abordando a formação continuada com estudos e reflexões acerca de práticas pedagógicas e socioculturais, contribuirá com a formação inicial das universidades e a formação continuada das instâncias estaduais, municipais ou privadas. Assim, expressa o desejo de somar as ações já realizadas, buscar caminhos e ferramentas para o aprimoramento de práticas pedagógicas e socioculturais para uma gestão educacional e intervenção pedagógica de qualidade.
A programação contemplará palestras, oficinas e mesa-redonda abordando assuntos relacionados à prática pedagógica dos professores, como a importância da formação continuada, letramento, contação de histórias, sequência didática, avaliação e o papel dos professores como sujeitos de transformação. Profissionais nacionais estarão conosco como Emília Cipriano, Sandra Bozza, Celso Vasconcellos, Israel Brandão e Ângela Escudeiro. Também contaremos com profissionais amigos da realizadora do congresso, Nicolino Trompieri, Ana Cléa Gomes, Neusita Tabosa e Herbert Lima, que foram convidados a participar de mesa-redonda para o lançamento do livro Formação de Professores para Avaliar na Educação Básica.
O livro da Profa. Lídia Azevedo é resultado da pesquisa de Doutorado e visa despertar no governo, políticas educacionais de formação continuada. Assim, faz-se necessário atender não somente as orientações da Legislação da Educação Superior na proposta curricular prescritiva, mas considerar as orientações do Ministério da Educação (MEC), a fim de formar o professor reflexivo de sua prática pedagógica, na proposta reflexão, ação e reflexão, avaliando na perspectiva da avaliação formativa, com o compromisso político-social dos professores com a cidadania dos alunos que se encontram na educação básica, contribuindo com a qualidade da educação, ou seja, garantindo os direitos de aprendizagem.