Durante os dias 20 a 22 de abril de 2017, acontecerá o I Congresso de
Educação da Região Norte no Centro de Educação a Distância do Ceará, em Sobral.
A primeira edição terá como temática central: “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E
SOCIOCULTURAIS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE”. A L A Consultoria
Educacional acredita que iniciar o congresso abordando a formação continuada
com estudos e reflexões acerca de práticas pedagógicas e socioculturais,
contribuirá com a formação inicial das universidades e a formação continuada
das instâncias estaduais, municipais ou privadas. Assim, expressa o desejo de
somar as ações já realizadas, buscar caminhos e ferramentas para o
aprimoramento de práticas pedagógicas e socioculturais para uma gestão
educacional e intervenção pedagógica de qualidade.
A programação contemplará palestras, oficinas e mesa-redonda abordando
assuntos relacionados à prática pedagógica dos professores, como a importância
da formação continuada, letramento, contação de histórias, sequência didática,
avaliação e o papel dos professores como sujeitos de transformação.
Profissionais nacionais estarão conosco como Emília Cipriano, Sandra Bozza,
Celso Vasconcellos, Israel Brandão e Ângela Escudeiro. Também contaremos com
profissionais amigos da realizadora do congresso, Nicolino Trompieri, Ana Cléa
Gomes, Neusita Tabosa e Herbert Lima, que foram convidados a participar de
mesa-redonda para o lançamento do livro Formação de Professores para Avaliar na
Educação Básica.
O livro da Profa. Lídia
Azevedo é resultado da pesquisa de Doutorado e visa despertar no governo,
políticas educacionais de formação continuada. Assim, faz-se necessário atender
não somente as orientações da Legislação da Educação Superior na proposta
curricular prescritiva, mas considerar as orientações do Ministério da Educação
(MEC), a fim de formar o professor reflexivo de sua prática pedagógica, na
proposta reflexão, ação e reflexão, avaliando na perspectiva da avaliação
formativa, com o compromisso político-social dos professores com a cidadania
dos alunos que se encontram na educação básica, contribuindo com a qualidade da
educação, ou seja, garantindo os direitos de aprendizagem.