quarta-feira, 14 de abril de 2021

PLANOS DE SAÚDE DEVEM AUTORIZAR "DE FORMA IMEDIATA" TESTES PARA COVID-19

A realização de exames de pesquisa RT-PCR para detectar a presença de coronavírus no organismo vai se tornar mais ágil na área de saúde suplementar. A Agência Nacional de Saúde (ANS) determinou que os planos de saúde devem dar autorização "imediata" para a realização de exames RT-PCR, usados para o diagnóstico de covid-19. O RT-PCR é aquele teste que coleta amostras do nariz ou da garganta do paciente, e detecta se há material viral.

Antes da alteração, os planos poderiam levar até três dias para autorizar o teste. A medida está em vigor, segundo a agência, desde o início deste mês. 

A iniciativa tem o propósito de evitar demora na realização do exame, considerado o mais eficaz para identificar e confirmar a presença do vírus da Covid-19 no organismo e o início da doença. A medida se soma a outras ações da  ANS no enfrentamento ao coronavírus. Além do RT-PCR, os planos de saúde também são obrigados a cobrir os testes sorológicos, ou seja, aqueles que detectam a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao novo Coronavírus.