quarta-feira, 27 de abril de 2022

COM INVESTIMENTO DE R$ 9,32 BI, PAÍS TEM QUASE 7 MIL OBRAS PARADAS


Quase sete mil obras financiadas com recursos públicos estão paradas no país, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com base em quatro plataformas de dados oficiais do governo federal.

Até abril havia, pelo menos, 6.932 obras paradas no Brasil, que tiveram os trabalhos iniciados entre 2012 e 2021. Esses investimentos somam R$ 9,32 bilhões. Os resultados do estudo foram obtidos pelo Estadão e serão apresentados nesta quarta-feira (27/4) durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida todos os anos pela CNM.

As obras em questão foram iniciadas com convênios e contratos de repasse com recursos federais e contrapartida de recursos municipais. “É um desperdício de dinheiro público. São obras inacabadas que estão no meio do mato”, disse o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

A maior parte do valor está concentrado em programas habitacionais e de educação. São esqueletos de escolas, unidades de saúde, pavimentação de estradas, canalização de esgoto e iluminação pública.