segunda-feira, 18 de abril de 2022

PE: VEM AÍ O PRIMEIRO SÃO JOÃO PÓS-PANDEMIA


Por Juliana Albuquerque

O fim da Semana Santa, marcou a contagem regressiva para início do ciclo junino em Pernambuco, que retorna ao calendário oficial do Estado após um hiato de dois anos. Da capital ao Sertão, a retomada das festas de São João promete aquecer a economia, gerando renda e emprego no período para praticamente todos os setores da cadeia produtiva do Estado, além de promover muita alegria e diversão. 

Só em Caruaru, no Agreste, que detém o título de capital do forró, a estimativa para temporada 2022, que acontece entre 4 e 29 de junho, é de receber um público de mais de 3 milhões de pessoas no período, que deve criar mais de 12 mil empregos, entre diretos e indiretos. 

Na grade de atrações, que ganhou muita crítica por excluir artistas locais, a exemplo do músico e compositor da letra que titulou Caruaru como “a capital do Forró”, Jorge de Altinho, que terminou recusando o convite posterior de incluí-lo na programação da festa, o forró estilizado, axé baiano, brega e música eletrônica ganham destaque. Elba Ramalho abre o ciclo da festa, cuja programação segue com artistas consagrados no cenário da música nacional em seu palco principal. Nomes como os da baiana Cláudia Leite, Alok, Solange Almeida, Simone e Simaria, Calcinha Preta, Limão com Mel, João Gomes e Jonas Esticados já estão confirmados.


Para marcar a volta dessa festa tão importante do calendário da cidade, Caruaru vai realizar pela primeira vez uma festa de pré-São João, marcada pelo prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro (PSDB), para acontecer no dia 17 de maio, véspera do feriado municipal do aniversário de Caruaru.

Ainda no Agreste, em Gravatá, o prefeito Padre Joselito (PSB) anunciou as datas em que a festa ocorre no Pátio de Eventos – dias 17, 18, 23, 24 e 25 de junho.

No Sertão, em Petrolina, no dia 29 de março, véspera de deixar o cargo para lançar sua pré-candidatura ao governo de Pernambuco, Miguel Coelho (União Brasil) correu para colocar sua assinatura na retomada dos eventos de junho do município. Lá, o ciclo junino começa dia 17 e termina em 26. Já a programação, não parece muito diferente da concorrente Caruaru. Durante os nove dias de festa, as atrações principais são nomes como Calcinha Preta, Gustavo Lima, Bruno & Marrone, Bell Marques e Weslley Safadão. 

Ainda no Sertão, em Arcoverde, o prefeito Wellington Maciel (MDB) disse que a partir de 1º de junho o município já contará com ações alusivas ao santo. A programação de shows ocorre, contudo, entre 17 e 28 de junho, totalizando 12 dias de festa, mas até o momento não foi informada.

E na tentativa de concorrer com a diversidade de atrações que marcam o retorno dos festejos juninos no pelo interior, a Prefeitura do Recife publicou no Diário Oficial que a cidade vai dedicar 20 dias de festas ao santo mais popular do Nordeste. A programação vai de 10 a 30 de junho e deve se estender por vários polos.