sábado, 23 de abril de 2022

LULA E BOLSONARO OSCILAM PARA CIMA, DIZ INESPE


Pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos e divulgada hoje aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da corrida presidencial com 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 31%. Os dois oscilaram positivamente dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais desde a última sondagem do instituto. No início do mês, Lula tinha 44% e Bolsonaro estava com 30%. Os demais candidatos considerados pela pesquisa seguem longe do petista e do atual chefe do Executivo.

Não é possível cravar que Lula venceria o pleito no primeiro turno. O petista tem 45% dos votos, contra 46% dos adversários somados. Por conta da margem de erro de 3,2 pontos percentuais, entretanto, a possibilidade existe. Depois de Lula e Bolsonaro aparece o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) com 8% das intenções de voto, empatando tecnicamente com João Doria (PSDB), que tem 3%, Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) —cada um desses com 2%. O restante dos nomes testados não pontuou.

Para a pesquisa, o instituto entrou em contato por telefone com 1.000 eleitores entre os dias 18 e 20 de abril. O nível de confiança é de 95,45%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05747/2022.