terça-feira, 19 de abril de 2022

GOVERNO ABRE POSSIBILIDADE DE CONCURSO E REAJUSTE EM 2023

O governo usou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para fazer uma sinalização aos servidores públicos, que se movimentam para tentar reajustes salariais ainda neste ano.


O texto não traz qualquer proibição de concurso ou reajuste salarial para o servidor, segundo o secretário especial de Relações Governamentais da Casa Civil, Bruno Grossi, no podcast “Bastidores da Casa Civil“, feito pela própria Pasta.

Grossi reconhece que este ano “é o último ano de mandato desse presidente”, mas aponta que, com a permissão, cria-se “uma possibilidade”.

Uma das medidas de contenção de gastos durante a pandemia de Covid-19 foi a proibição de realização de concursos públicos, exceto em casos de vacância, até o fim de 2022.

Além disso, o apontamento do governo acontece após as categorias mais mobilizadas, como a Receita Federal e o Banco Central, se pronunciarem contra um reajuste linear de 5% para todos os servidores públicos.

O movimento entre servidores começou depois de Jair Bolsonaro prometer um aumento apenas para os policiais de carreiras federais. A diferenciação indignou outros servidores, que se mobilizaram para pedir reajustes salariais.