terça-feira, 19 de abril de 2022

JARDIM FILTRANTE DE SOBRAL É APRESENTADO EM MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS EM SANEAMENTO BÁSCIO NA PARAÍBA


Os jardins filtrantes de Sobral foram apresentados na Mostra de Experiências Exitosas em Saneamento Básico e Saúde Ambiental, no dia 5 de abril, em Campina Grande (PB). A experiência foi apresentada pela diretora de parques, jardins e unidades de conservação da Agência Municipal de Sobral (AMA), Úrsula Nóbrega, a convite da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Os jardins filtrantes, instalados nos Parques da Cidade e Pajeú, usam tecnologia sustentável baseada na natureza, que melhora a qualidade da água, utilizando plantas aquáticas, pedra e areia para o tratamento de esgoto, sem o uso de produtos químicos.

“Sobral tem o maior jardim filtrante em área pública do Brasil, que é uma estrutura não convencional. Apresentar essa experiência exitosa neste evento teve grande importância pros municípios trocarem experiências. Além de contribuir para a realização do saneamento municipal de mais de 50 cidades da Paraíba, ele também contribui para que outras cidades e outros estados, que estão aqui representados, possam trocar experiências exitosas em saneamento básico”, disse Úrsula Nóbrega. 

O evento aconteceu de 4 a 8 de abril, em Campina Grande (PB), reunindo instituições em torno de mesas temáticas sobre Resíduos Sólidos, Água, Tratamento de Efluentes e Gestão do Saneamento Rural. A programação também contou com palestras e visitas técnicas. 

A mostra é uma realização da parceria entre Funasa, INSA/MCTI, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Secretaria de Assistência Social de Campina Grande, Prefeitura Municipal de Campina Grande, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba e Caixa Econômica Federal.