quarta-feira, 27 de abril de 2022

SANTA CASA DE SOBRAL RECEBE DOAÇÃO DE MEDICAMENTO UTILIZADO EM SESSÕES DE HEMODIÁLISE


A Santa Casa de Misericórdia de Sobral recebeu do grupo São Camilo a doação de 375 ampolas de heparina - anticoagulante utilizado no tratamento de pacientes renais que necessitam de hemodiálise – filtragem mecânica do sangue de pessoas que perderam a função renal. Atualmente, 370 pacientes realizam tratamento no serviço de hemodiálise da Santa Casa, realizando por mês 4.800 sessões. No país, são mais de 140 mil pessoas que precisam de até três sessões de filtragem do sangue por semana. 

A demanda pelo medicamento aumentou durante a pandemia pois a heparina está sendo usada em pacientes com Covid-19 para evitar processos trombóticos. Houve ainda a instabilidade do preço e o risco real da falta de disponibilidade no mercado da substância. 

"Agradecemos o apoio da sociedade, empresas e parlamentares que nos ajudam a garantir a sustentabilidade da unidade através de doações e emendas. Somos remunerados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a tabela está defasada há anos. Com essas e outras doações garantimos à população da Região Norte do estado do Ceará acesso gratuito ao tratamento de hemodiálise e a uma saúde de qualidade", destacou o diretor-geral da Santa Casa, Klebson Carvalho.