Nove cidades do Ceará tinham todas as crianças alfabetizadas em 2024, de acordo com dados do novo Indicador Criança Alfabetizada (ICA), do Ministério da Educação (Mec). Estado atingiu 85,3% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, sendo o único do Brasil a superar a meta nacional. Municípios cearenses que atingiram o resultado máximo do índice (de 100%) foram: Catunda, Coreaú, Forquilha, Graça, Novo Oriente, Pacujá, Piquet Carneiro, Pires Ferreira e Poranga.
Pesquisa, lançada no ano passado, é produzida por meio de uma avaliação censitária (com todos os alunos) conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entidade considera como alfabetizada a criança capaz de: ler palavras, frases e textos curtos, localizar informações explícitas em pequenos textos e inferir informações em textos com linguagem verbal e não verbal.
A média de alfabetização estipulada pelo Governo Federal para 2024 era de 60%. No levantamento, o Ceará assume a liderança nacional do índice, superando a porcentagem brasileira, que ficou em 59,2%.
Pelo recorte dos municípios, além das nove cidades do Estado que chegaram a ter 100% de suas crianças alfabetizadas no período, aparecem próximo de atingir o índice total cidades cearenses como: Pedra Branca (99,70%), Nova Russas (99,64%), Ipueiras (99,54%), Nova Olinda (99,53%), Quiterianópolis (99,49%), Monsenhor Tabosa (99,36%), Ararendá (99,34%), Martinópole (99,54%) e Ipaporanga (99,16%).
Fonte: O Povo