quarta-feira, 13 de agosto de 2025

SEIS MUNICÍPIOS DO CEARÁ SÃO DESTAQUE NO PRÊMIO MEC, E ESTADO RECEBE PREMIAÇÃO MILIONÁRIA

Seis municípios do Ceará foram destaque no ‘Prêmio MEC da Educação Brasileira’, honraria do Governo Federal que reconhece iniciativas voltadas para a promoção de avanços na educação do País.


As cidades cearenses de Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Sobral, Pires Ferreira, Ipueiras e Icó estão entre as premiadas na cerimônia que ocorreu nesta segunda-feira (11), no Palácio do Planalto, em Brasília.

No total, o estado do Ceará foi premiado em R$ 2 milhões por apresentar os melhores resultados entre os estados brasileiros nas categorias de alfabetização, anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental e Enem, sem considerar as premiações destinadas especificamente aos municípios e às escolas cearenses vencedoras.

Além do Ceará, também foram premiados três estados, 35 municípios e 20 escolas. Ao todo, foram entregues 62 troféus e 54 medalhas em oito categorias: Educação Infantil; Alfabetização; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Enem; Educação em Tempo Integral; e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Além disso, 49 professores foram homenageados pelo trabalho que realizam nas escolas e municípios premiados.

Os recursos serão repassados conforme regulamento específico: para estados e municípios, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR); e, para as escolas, pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com prestação de contas prevista no âmbito dos programas.

Com o comando do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana, o Prêmio MEC da Educação Brasileira reconheceu 54 alunos pelo alto desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre eles dois estudantes cearenses.