sexta-feira, 27 de novembro de 2015

CEARÁ GANHA LABORATÓRIO CONTRA A LAVAGEM DE DINHEIRO

O governador Camilo Santana e o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo inauguraram, na manhã desta sexta-feira (27), o primeiro Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro do Estado, localizado na Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, no bairro de Fátima. O equipamento atende a demandas relacionadas à lavagem de dinheiro, crime organizado, tráfico de drogas e também à corrupção.

Camilo Santana ressaltou a estrutura do laboratório, que será bastante útil para o combate ao crime. "Recebemos um investimento de quase dois milhões do Governo Federal, com softwares avançados para o combate do crime organizado. E nada mais justo do que ser nesse prédio, que foi 151127 laboratorio contra lavagem de dinheiro MG 1916inaugurado no ano passado. É preciso cada vez mais equipar a nossa polícia com inteligência, equipamentos modernos. Há tecnologia, mão de obra capacitada e vai ser muito útil para o Estado, respeitando as leis de sigilo da polícia", afirmou.

Durante a visita, o governador do Estado realizou a entrega da medalha do Mérito Policial Civil ao ministro José Eduardo Cardozo e ambos descerraram a placa de inauguração do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro, que possui um conjunto de equipamentos associados à metodologia específica para o combate das organizações criminosas, visando ainda a identificação, rastreamento e recuperação de recursos, possibilitando assim, o bloqueio de bens e contas bancárias.

151127 laboratorio contra lavagem de dinheiro MG 1965O ministro da Justiça elogiou a parceria com o Governo do Estado. "Com essa tecnologia nós conseguimos enfrentar todas as organizações criminosas de lavagem de dinheiro, narcotráfico, etc. O Ceará está cada vez mais capacitado para enfrentar a situação do crime organizado, podem ter a mais absoluta certeza disso. Queria elogiar o Governo do Estado na figura do governador Camilo Santana, do secretário da Segurança, Delci Teixeira, pois o Ceará tem conseguido índices impressionantes na redução da violência, então eu venho aqui reforçar essa parceria", disse.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Delci Teixeira, disse que o equipamento chega para agregar no trabalho já vem sendo realizado com bons resultados. "Essa parceria com o Ministério da Justiça nos permite usufruir desse equipamento. A Polícia Civil do Ceará é uma das que apresenta um dos melhores resultados em suas investigações no Brasil e este novo laboratório vai nos oferecer as condições necessárias para identificar onde está o crime organizado e poder combatê-lo. Temos nesse Estado uma parceria que envolve Pefoce, Polícia Militar e Polícia Civil, graças a ela, toda a dedicação, obtivemos uma redução no número de homicídios em mais de 10%".

Estiveram também presentes na solenidade o secretário da Justiça, Hélio Leitão, o secretário da Fazenda, Mauro Filho, o secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, o deputado estadual Vicente Arruda, o delegado geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, entre outras autoridades.


Investimento

O trabalho é interligado com outras unidades existentes no Brasil, integrantes da Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB). O investimento do Governo Federal é de R$ 1.697.717,80 em equipamentos, sem contar os treinamentos de capacitação para os policiais cearenses. O Governo dotou o espaço da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas e cedeu o efetivo para atuar na nova unidade.


Enccla

A instalação do laboratório é uma das principais ações da 13ª Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), realizada pelo MJ em Fortaleza desde segunda-feira (23) até quinta-feira (26). Instituída em 2003, a Enccla é composta por mais de 60 órgãos dos três Poderes, dos ministérios públicos e pela sociedade civil.


Fotos: Carlos Gibaja