sábado, 28 de novembro de 2015

PESCADORES DO PECÉM E DA TAÍBA RECEBEM EQUIPAMENTOS DAS MÃOS DO GOVERNADOR

“Eu estou tão feliz! É como se eu fosse mobiliar a minha casa". Foi com essa alegria que a presidente da Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais e Aquicultures Z-6 de São Gonçalo do Amarante, Lucineide Mendes, recebeu os kits de pesca das mãos do governador Camilo Santana. A entrega foi realizada nesta sexta-feira (27), no Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) do Porto do Pecém. “A nossa vinda aqui hoje é um gesto para mostrar a atenção e o carinho que o Estado tem com vocês que tiram o sustento do mar. É mais do que a nossa obrigação dar esse apoio a vocês”, ressaltou Camilo Santana.
Os kits, compostos por redes, anzóis, boias, linhas de nylon, equipamentos de GPS, protetores  MVS3156solares,  vão beneficiar 228 pescadores do Pecém e da Taíba. A doação do material para a colônia atende a uma das condicionantes estabelecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – Ibama para que a obra da segunda expansão do Porto do Pecém fosse executada. “Estamos crescendo e ganhando a atenção do mundo todo por nossas características físicas e pela capacidade de aliar crescimento e sustentabilidade. Uma das maiores preocupações sempre foi a de garantir que a população, a cultura  e a atividade econômica local estivessem protegidas e fossem beneficiadas pelo desenvolvimento do porto”, afirmou o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa. O investimento da Companhia de Integração Portuária do Pecém  MVS3164(Cearáportos), vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), ultrapassou R$ 120 mil.
Também estiveram presentes na entrega o secretário adjunto de obras da Seinfra, Tonzé Câmara; o secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit; o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino; o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho; e o deputado estadual José Sarto.

Governador visitou obras
Depois da entrega, o governador visitou as obras da segunda expansão do Porto do Pecém, que estão com 70% de execução. Os trabalhos incluem a construção de três  MVS3073novos berços de atracação. O berço 7 já está concluído. O berço 8 será entregue em dezembro, e o 9 em março de 2016. Também estão sendo realizadas a pavimentação e a ampliação do quebra- mar e uma nova ponte de acesso ao quebra-mar, que vai permitir o trânsito de caminhões para movimentação de placas, além da instalação de transportadores de correia para possibilitar a operação nos futuros terminais de granéis sólidos.
Com o investimento de R$ 650 milhões, o terminal vai quintuplicar a capacidade de movimentação de cargas. Camilo Santana ressaltou a importância do equipamento para a economia cearense e reafirmou os esforços de projetar o porto nacionalmente. “A nossa disputa não é só pelo HUB da Tam. Nós queremos transformar o Porto do Pecém no HUB de contêineres do Nordeste. E nós temos todas a condições, como localização estratégica, profundidade e investimentos”, afirmou o governador.



Fotos: Marcos Studart