terça-feira, 18 de abril de 2017

TV ASSEMBLEIA MIGRA DEFINITIVAMENTE PARA SINAL DIGITAL A PARTIR DO DIA 20 DE ABRIL

A TV Assembleia (canal 30), a partir de quinta-feira (20/04), passará a transmitir a programação para Fortaleza e Região Metropolitana pelo canal digital  31.1. O canal 30 deixará de existir. Nessa fase, que representa o primeiro passo para o cumprimento do cronograma de desligamento do sinal analógico estabelecido pelo Ministério das Comunicações, o sinal ainda não será em alta definição (Full HD).
"A partir do dia 20, o telespectador que tiver dificuldade para sintonizar a TV Assembleia deve 'ressintonizar' o seu aparelho, fazendo a busca de canais, para poder acompanhar a programação no canal 31.1, com sinal digital", explica o supervisor técnico Jorge Júnior.
Segundo ele, é importante informar que a TV Assembleia está se antecipando ao prazo dado pelo Ministério das Comunicações para a migração - 26 de julho -, em Fortaleza e Região Metropolitana, do sinal analógico para o digital. Ele ressalta ainda que, embora a TV esteja oferecendo ao público cearense uma transmissão de imagem e som com melhor qualidade em relação ao sinal analógico, somente em junho a transmissão será em Full HD, ou seja, em alta definição.
O diretor da emissora, Antônio José Mota, ressalta que a antecipação da transmissão em canal digital vai permitir que a TV Assembleia possa fazer todos os ajustes necessários até o prazo final do cronograma, para que a população possa ter a programação exibida com qualidade bem superior à analógica. "Foram feitos investimentos em equipamentos de última geração, com alta qualidade, para oferecer ao público da TV Assembleia uma programação com sinal de qualidade bem superior a que é oferecida hoje com o sinal analógico", informou.
Lembrando que os donos de aparelhos antigos poderão trocá-los por novos ou adquirir um conversor de TV digital, que custa a partir de R$ 110 nas lojas de eletroeletrônicos ou em sites da internet. Pode ser necessária também uma antena externa apropriada.
Quase todos os modelos de TV fabricados após 2010 — os de tela fina, tipo plasma, LCD ou LED — já possuem conversor de TV digital integrado.
Em 2018, todas as emissoras de TV do País passarão a exibir a programação apenas com sinal digital.