segunda-feira, 5 de junho de 2017

COCÓ: PARQUE É REGULAMENTADO APÓS 40 ANOS

 O governador Camilo Santana assinou no domingo (4) decreto que torna o bosque uma Unidade de Conservação de Proteção Integral

Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, o governador do Ceará, Camilo Santana, concretizou o que era demandado há 40 anos: a regulamentação do Parque do Cocó. A assinatura do decreto que torna o parque uma Unidade de Conservação de Proteção Integral aconteceu neste domingo (4), no anfiteatro do bosque, em meio às atividades do projeto Viva o Parque, que movimenta o espaço aos domingos com esporte, dança, música e oficinas. 


Com a demarcação, 1.571 hectares do Parque do Cocó serão adequados às regulamentações de preservação do meio ambiente, indicando, além disso, que o espaço deve ser de posse e domínio público. Entre as medidas de controle está a maior atuação da gestão ambiental, policial e de fiscalização do parque e do rio homônimo. A atual área é cerca de 15 vezes maior que o embrião do bosque, o Adahil Barreto — denominado parque em 1983 após decreto municipal, com área de 10 hectares; 7 vezes maior que o Parque Ibirapuera, em São Paulo, e 4,5 vezes mais extenso que o Central Park, em Nova Iorque. 


ariel_2.jpg
De acordo com o chefe do Executivo estadual, a medida é uma garantia de que todas as exigências ambientais definidas por lei sejam cumpridas pelo Governo do Ceará. “Este é apenas o começo. O Estado vai investir, por meio de compensações ambientais, R$ 50 milhões no Cocó, para que a gente possa garantir a infraestrutura necessária, não só para proteger o parque, mas para investir em equipamentos. A ideia é que o parque seja, em Fortaleza, uma grande referência turística internacional”, projeta.


Ainda segundo o governador, o processo de normatização do parque só foi possível devido a parcerias do Governo do Ceará com diversas entidades, que intensificaram pesquisas na área nos últimos dois anos. A Prefeitura de Fortaleza, o Ministério Público Federal, o Tribunal da Justiça e a Secretaria do Patrimônio da União, ele acrescenta, também foram importantes no processo. “Tudo isso foi feito com muito diálogo, com cooperação, para que nós pudéssemos chegar neste dia de hoje. O parque é um grande presente, um grande patrimônio para Fortaleza e para o estado do Ceará”, disse Santana.



Também presente na cerimônia, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, enfatizou que a regulamentação vai democratizar o acesso à poligonal, visto que novas artérias do parque serão estendidas a bairros mais populares. “Nós discutimos (a regulamentação) em dezenas de reuniões, assembleias e audiências públicas. Fomos a todos os bairros por onde o Cocó passa. Ele já é uma conquista do e para o povo cearense”, afirmou o titular da Sema.



O secretário acrescentou, ainda, que será lançado em breve o edital para o Concurso Nacional de Ideias. O regulamento vai selecionar projetos de arquitetos, urbanistas e paisagistas de todo o País para viabilizar novas estruturas para o Parque do Cocó, a fim de requalificar áreas degradadas. Atividades de educação ambiental, lazer e esporte, por exemplo, serão avaliadas no concurso.