terça-feira, 27 de junho de 2017

JUDICIÁRIO INICIA II SEMANA ESTADUAL DO JÚRI PARA AGILIZAR JULGAMENTOS

A II Semana Estadual do Júri do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) teve início na manhã de ontem (26/06) com 152 julgamentos agendados, sendo 25 no Fórum Clóvis Beviláqua e 127 no Interior. A iniciativa segue até a próxima sexta (30), envolvendo casos de crimes dolosos contra a vida (homicídio, infanticídio, incitação ao suicídio e aborto).
Foram priorizados processos de réus presos e com denúncia recebida até 31 de dezembro de 2012, conforme meta da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). “Nós sempre fazemos júri diariamente. Essa semana é para intensificá-los e também dar, às pessoas, publicidade do trabalho”, ressaltou a juíza Danielle Pontes de Arruda Pinheiro, titular da 1ª Vara do Júri de Fortaleza.
O mutirão conta com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil -Seccional Ceará (OAB-CE), das secretarias da Segurança Pública e da Justiça e Cidadania do Estado, responsáveis pela condução dos réus presos para a sessão, do Ministério Público e da Defensoria Pública. A juíza Daniela Lima da Rocha, auxiliar da 3ª Vara do Júri, destacou que, neste evento, “as instituições envolvidas, a partir de uma iniciativa do Poder Judiciário, se irmanam no intento de realizar uma semana inteira de julgamentos”.
Ainda de acordo com esta magistrada, a Semana “fica como um registro da preocupação, de todas as instituições envolvidas, de dar visibilidade à sociedade, de que nós todos encampamos a preocupação, que é de todo cidadão hoje, com a violência, na tentativa de também dar uma resposta para essa insegurança que nós visualizamos no dia a dia”.
(TJ-CE)