sábado, 24 de junho de 2017

ANVISA CERTIFICA SANTA CASA DE SOBRAL COMO CATEGORIA A EM GERÊNCIA DE RISCO

Desde 2011 a Santa Casa de Sobral é hospital integrante da Rede Sentinela, uma estratégia da Vigilância Sanitária, que visa à prevenção de riscos associados ao consumo de produtos sujeitos à vigilância sanitária. Em relatório enviado em 2017, a instituição foi certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como categoria A em gerência de risco. A certificação ocorreu devido os resultados obtidos no primeiro semestre de 2016, onde o hospital controlou e monitorou os riscos, além de realizar capacitações e educação continuada.
O gerenciamento de riscos em saúde trata-se de uma aplicação contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional.  A Rede Sentinela foi criada para responder à necessidade da Anvisa de obter informações qualificadas, enquanto cria um meio intra-hospitalar favorável ao desenvolvimento de ações de vigilância sanitária em hospitais, o que deve resultar em ganhos significativos de qualidade para os serviços e pacientes.
Cada hospital integrante da Rede Sentinela possui um gerente de risco designado pela diretoria para atuar como elemento de ligação com a Anvisa. Na SCMS, o farmacêutico Neudimar Bastos atua no cargo sendo responsável por coordenar a equipe de gerenciamento de risco sanitário hospitalar do serviço de saúde.
(Por Victória Sá / Assessoria da Santa Casa)