quarta-feira, 28 de março de 2018

COMITÊ DA ALCE LANÇA PORTAL PARA MONITORAR HOMICÍDIOS DE ADOLESCENTES

Comitê lança portal para monitorar homicídios de adolescentes
Com o propósito de dar maior transparência e monitorar os números alarmantes de homicídios de jovens de 10 a 19 anos no Estado, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) lança o portal eletrônico Cada Vida Importa.
No site também é possível acessar um apanhado de histórias de vida de adolescentes mortos nos últimos anos no Estado, a agenda de atividades do comitê e todas as publicações do colegiado, lançadas numa parceria entre Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e sociedade civil.
O público pode acessar o portal pelo endereço www.cadavidaimporta.com.br ou pelo site da AL.
O Comitê acompanha regularmente os levantamentos de crimes violentos letais intencionais (CVLI) divulgados no site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No ano passado, 5.134 pessoas foram assassinadas no Estado, o maior registro da história do Ceará. No território de Fortaleza, 414 adolescentes de 10 a 19 anos foram mortos em 2017.
Somente no ano anterior, o número de adolescentes mortos chegou a 98, colocando o Ceará como líder do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) no Brasil. Entre as capitais, Fortaleza também ocupa o primeiro lugar, com o registro de 414 homicídios de jovens.
“Vencer o desafio do trágico número de homicídios de adolescentes e jovens no Ceará demanda informações de boa qualidade. Um dos objetivos do comitê é manter um banco de dados atualizado sobre os homicídios, especialmente, sobre esforços para evitá-los. O site se soma às demais iniciativas de comunicação que desenvolvemos a fim de permitir que a sociedade cearense acesse uma visão mais aprofundada dessa situação, que demanda certamente ações intersetoriais, de curto e longo prazos”, destaca o relator do CCPHA, Renato Roseno.
COMITÊ
Instituído em 2016 na AL, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência liderou uma pesquisa de campo – em parceria com Governo do Estado, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e instituições do Poder Público e da sociedade civil – que mapeou 224 famílias de adolescentes assassinados em 2015 em sete cidades cearenses: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Maracanaú, Caucaia, Horizonte e Eusébio.
Reunindo 24 profissionais, o trabalho resultou no relatório “Cada Vida Importa”, assinado pelo deputado estadual Renato Roseno (Psol), relator do Comitê. A versão final está disponível no portal, assim como o documento com as 12 recomendações para prevenir assassinatos de meninos e meninas de 10 a 19 anos.