Na sua fala, o prefeito relembrou os esforços e o
trabalho incessante nos últimos 22 anos para tornar Sobral a cidade com a
melhor rede pública de educação do Brasil.
"O que nos move é a crença de que todos têm capacidade de aprender, independente da sua condição social. O que faz a diferença são as oportunidades. E nós temos tentado garantir à criançada, desde a creche até o Ensino Fundamental, as melhores condições de aprendizado”, disse o prefeito, destacando que Sobral possui hoje 50% das crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches (o dobro da média brasileira). Mais ainda, 100% das crianças de 4 a 5 anos estão matriculadas na pré-escola e outros 100% estão matriculadas nas séries de Ensino Fundamental. “A nossa meta permanente é ampliar a oferta de matrículas em creches", enfatizou o prefeito.
"O que nos move é a crença de que todos têm capacidade de aprender, independente da sua condição social. O que faz a diferença são as oportunidades. E nós temos tentado garantir à criançada, desde a creche até o Ensino Fundamental, as melhores condições de aprendizado”, disse o prefeito, destacando que Sobral possui hoje 50% das crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches (o dobro da média brasileira). Mais ainda, 100% das crianças de 4 a 5 anos estão matriculadas na pré-escola e outros 100% estão matriculadas nas séries de Ensino Fundamental. “A nossa meta permanente é ampliar a oferta de matrículas em creches", enfatizou o prefeito.
Ivo Gomes lembrou que, além de ofertar educação de
qualidade, é necessário que as políticas educacionais se voltem para despertar
nos alunos as competências socioemocionais, que lidam com a capacidade de cada
um lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar
com o outro, de ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas
de maneira criativa e construtiva. Ações nesse sentido já estão sendo
desenvolvidas no município, em parceria com o Instituto Ayrton Senna.
Sobral possui 33.893 alunos matriculados na rede
pública de ensino e tem hoje o maior Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (Ideb) do Brasil nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, com
nota 9,1 e 7,2, respectivamente, entre mais de 5 mil municípios avaliados no
país.
Durante o evento foram apresentadas evidências das
causas do analfabetismo e os possíveis caminhos e políticas públicas para que
crianças e jovens do Brasil tenham a oportunidade de desenvolver todo o seu
potencial e, assim, transformar suas vidas e a realidade brasileira.