Na manhã desta quarta-feira (30) aconteceu o Encontro Estadual de Justiça Restaurativa e Mediação Escolar. O evento virtual, promovido pela Vice-Governadoria do Ceará em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), WeWorld Brasil e a Pastoral do Menor, ocorreu para um maior compartilhamento de experiências envolvendo as práticas e conexões visando uma educação para a paz. A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, fez a abertura da conferência.
Izolda Cela comentou acerca do Projeto Contexto, ação que busca contribuir para o melhoramento e a qualificação do sistema educacional dos municípios como política pública. “A escola tem uma grande capilaridade e pode construir condições para dar conta da formação mais integral dos alunos, para que a gente possa ter pessoas competentes e que possam contribuir para uma sociedade melhor. O Projeto Contexto chega para ajudar as escolas nesse sentido, com aqueles conteúdos, como a temática de gênero, que são importantes para a construção de relações mais saudáveis”, disse.
A Pastoral do Menor e a WeWorld Brasil, algumas das organizações responsáveis pela execução do Projeto Contexto, foram representadas por Maria Aurilene Moreira Vidal. A assistente social e integrante da Plataforma Educação Marco Zero trouxe algumas de suas experiências acerca da implementação de círculos de paz e mediação em certas escolas.