terça-feira, 25 de maio de 2021

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA TEM MUDANÇAS NA SUA COMPOSIÇÃO

A atual composição da Assembleia Legislativa do Ceará apresenta mudanças, trazendo novos nomes às bancadas partidárias representadas na Casa. No total, recentemente, seis nomes foram convocados a assumir mandatos em decorrência das licenças de deputados estaduais. As mudanças afetam as composições das bancadas do PDT, PT, PCdoB, MDB, PV e PTB.

As mais recentes alterações na composição da AL se deram no dia 13 de maio, com a posse de Gelson Ferraz e Rafael Branco (os dois do MDB), em virtude das licenças dos titulares Danniel Oliveira e Leonardo Araújo (ambos do MDB), por um período de 120 dias, para tratar de interesse particular.

Com a licença de Danniel Oliveira, a 2ª vice-presidência do Poder Legislativo passou a ser exercida temporariamente pela deputada Fernanda Pessoa (PSDB). Outras alterações foram a definição dos deputados Davi de Raimundão e Rafael Branco, respectivamente, como líder e vice-líder do MDB, bancada que conta com cinco deputados, na Assembleia.

Outras mudanças:

Desde o dia 4 de maio, o deputado Diego Barreto (PTB), exerce mandato, em consequência da licença de Carlos Felipe (PCdoB) para tratar de interesse particular por 120 dias. A mudança fez com que a liderança do PCdoB na Assembleia passasse para a deputada Augusta Brito, no dia 13 de maio.

No dia 8 de abril, Ferreira Aragão (PDT) e George Lima (PV) foram empossados como deputados estaduais. Eles substituem os titulares, Marcos Sobreira (PDT) e Acrísio Sena (PT), respectivamente, também licenciados por 120 dias para tratar de interesse particular.

Já o deputado Oriel Nunes Filho (PDT) ocupa o mandato de deputado estadual porque o titular, Zezinho Albuquerque (PDT), exerce, desde o início de 2019, o cargo de secretário das Cidades do Estado, a convite do governador Camilo Santana (PT).

Bancadas partidárias

Com as alterações temporárias, as bancadas partidárias tiveram alterações. O PDT, maior bancada da Casa, tem 13 parlamentares. Na segunda colocação, estão Progressistas e MDB, com cinco deputados. Em seguida, a bancada do PT tem três deputados.

Seguem com dois deputados cada os seguintes partidos: PSB, SD, PSDB, Republicanos e Pros. Os demais partidos têm um representante no Poder Legislativo: PSL, PL, PSD, DEM, Cidadania, Psol, Patri, PCdoB, PTB e PV.