sábado, 22 de maio de 2021

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO COM SENAI PARA NOVAS AÇÕES DA CENTRAL DE VENTILADORES MECÂNICOS

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) assinou nesta sexta-feira (21) dois termos de cooperação firmados com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As parcerias vão possibilitar a retomada e realização de ações no campo da pesquisa, inovação e do ensino no contexto do enfrentamento à Covid-19 no Ceará. A colaboração também compreende a retomada da parceria da Escola com a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER), ofertando cursos de aperfeiçoamento e de nível técnico na área de manutenção de equipamentos biomédicos.

Uma primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento em Manutenção de Equipamentos Biomédicos já está prevista para iniciar na segunda-feira (31). A formação terá carga horária total de 150 horas e ocorrerá na modalidade semipresencial (com aulas à distância e presenciais). Outra capacitação prevista é o Curso Técnico em Manutenção de Equipamentos Biomédicos. De nível técnico, a iniciativa será composta de 1.500 horas/aula também no formato semipresencial.

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcântara, destacou o caráter intersetorial dessas ações, sobretudo considerando as propostas de trabalhos nas áreas de pesquisa de desenvolvimento e inovação em produtos. “Inclusive em alinhamento com a transformação e com o fato de a escola se tornar também um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)”, lembra. A Assembleia Legislativa aprovou, no fim do mês de abril, a mensagem encaminhada pelo Governo do Ceará que prevê as novas atribuições da Escola, transformando-a em ICT.