segunda-feira, 24 de maio de 2021

PP DE CIRO NOGUEIRA QUER FILIAR TRÊS MINISTROS PARA AS ELEIÇÕES DE 2022

Em "namoro" com o presidente Jair Bolsonaro, o PP, do senador Ciro Nogueira (PI), um dos líderes do Centrão e atualmente um dos principais aliados do Palácio do Planalto, quer filiar três ministros do governo que devem disputar eleições em 2022. A ida do titular das Comunicações, Fábio Faria (de saída do PSD), deve ser oficializada em breve, e a legenda tenta atrair também Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Tereza Cristina (Agricultura).

Um importante dirigente do PP afirma que as negociações com Salles e Tereza Cristina já estão encaminhadas. O ministro do Meio Ambiente está sem partido desde que foi expulso do Novo em maio do ano passado. Na semana passada, ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga exportação ilegal de madeira. Já a ministra ainda avalia a sua situação no DEM, partido no qual ingressou em 2017, após deixar o PSB.

No caso de Faria, a mudança já é tida como um fato apenas à espera de oficialização. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, se reuniu recentemente com ele. O ministro manifestou o desejo de mudar de partido e teve o aval de Kassab, já que a sigla quer lançar uma candidatura independente em 2022 e, enquanto isso, prefere não ter ligação direta com o governo federal. A saída de Faria do partido seria em comum acordo com o PSD, segundo interlocutores de Kassab. Assim, o ministro, que é deputado federal pelo Rio Grande do Norte, não correria risco de perder o mandato. Ele quer disputar o Senado ano que vem.