quarta-feira, 18 de novembro de 2015

HOMENAGEM NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RECONHECE ESCRITORES SOBRALENSES

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou, na noite de terça-feira (17/11), uma sessão solene para celebrar o transcurso do Dia da Literatura Cearense. O deputado Professor Teodoro (PSD), autor da iniciativa, destacou a importância da arte literária para a trajetória da humanidade, considerada por ele “uma expressão do belo e do maravilhoso.” Para o parlamentar, “não se escreve literatura brasileira sem que o Ceará esteja presente em um maravilhoso pedestal”.

A data, instituída no Estado a partir de projeto aprovado no Legislativo, é celebrada no dia de nascimento da escritora e romancista cearense Rachel de Queiroz (17 de novembro), um dos maiores nomes da literatura nacional e primeira mulher a conquistar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. A solenidade foi subscrita ainda pelos deputados Carlos Felipe (PCdoB), Bruno Gonçalves (PEN), Dra. Silvana (PMDB), Julio César Filho (PTN) e Heitor Férrer (PSB).
Dentre os homenageados do autor da honraria, foram reconhecidos no Plenário 13 de Maio, os escritores César Barreto, Teresa Ramos, Dimas Carvalhor, Padre Osvaldo Chaves e Pe. Neri Feitosa.