O governador Camilo Santana entregou, na quarta-feira (6), o Prêmio
Aprender pra Valer aos alunos do Ensino Médio da rede estadual que se
destacaram pelo bom desempenho acadêmico. A premiação consiste em um
notebook para cada um dos 16.596 agraciados em todo o Estado. O
investimento para a aquisição dos computadores foi de R$ 23,7 milhões,
oriundos do Governo do Ceará.
O prêmio foi instituído pela Lei 14.483, de 2009, e considera a pontuação obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou o resultado alcançado, em Língua Portuguesa e em Matemática, segundo o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).
Camilo Santana destacou que esta é mais uma forma de incentivar os estudantes e valorizar o ensino público. “A cada ano o Ceará tem se destacado no Enem e uma iniciativa como esta só reforça o compromisso do nosso governo em continuar investindo em educação, começando pela escola pública”, afirmou.
A vice-governadora Izolda Cela destacou que os alunos beneficiados têm a responsabilidade de passar para os estudantes que estão na escola o valor do estudo e a oportunidade que eles têm para mudar o mundo com os conhecimentos que adquiriram. "Os alunos formam também uma geração de pais que podem passar aos filhos valores que aprenderam e, quem sabe no futuro, todos os cearenses contem com a escola pública e de qualidade para educar os filhos", disse.
Do total de alunos que participaram do evento de entrega, 173 são provenientes do Interior. Entre as alunas beneficiadas está Dandara Moura, de Crateús. "Foi com estudo e esforço que eu pude ter uma nova oportunidade de crescer na vida e oferecer uma condição melhor para a minha família. Tudo o que precisei foi de uma política educacional voltada para os que mais precisam e hoje devo à escola pública parte considerável do meu sucesso e ao Estado do Ceará". Dandara hoje é acadêmica de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Já Pedro Eduardo Facó, que hoje é estudante de Engenharia Elétrica, foi destaque no curso técnico de Eletrotécnica. “Estamos aqui para mostrar que os estudantes da escola pública têm a oportunidade de crescer. O ensino da escola pública é muito diferente e temos que acreditar no potencial do nosso Estado e ajudá-lo a se desenvolver”, disse.
O secretário da Educação, Idilvan Alencar, destacou que o Estado do Ceará é o único que está premiando estudantes este ano. "Voltem às escolas e incentivem seus colegas a permanecerem estudando, não em busca de premiação, porque a maior premiação é seguir vencendo na vida", afirmou.
Enem
Houve aumento significativo do ingresso de estudantes da rede pública estadual nas universidades. Em 2007, por meio do Sisu, foram 707 aprovados em faculdades públicas. Este número, em 2014, passou para 3.105. A entrada na universidade pública ou particular, por meio de vestibular ou do Prouni, aumentou de 4.787 para 11.403 estudantes no mesmo período. Dessa forma, no período de 2007 a 2014, registrou-se uma evolução de ingresso no Ensino Superior de 5.494 para 14.508.
No ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Enem de 2014 e a rede pública cearense obteve lugar de destaque. Na classificação geral, a Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre, de Itapajé, foi a instituição pública mais bem colocada no Estado. Os dados abrangem 15.640 escolas de todo o País. Nelas, 1.295.954 estudantes fizeram o Enem. Outras quatro escolas também se destacaram, ficando entre as 20 melhores do país nos quesitos matrícula superior a 90 alunos, indicador de permanência maior que 80% e indicador socioeconômico baixo. São elas: a Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, de Mauriti, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Cesário Barreto Lima, de Sobral, que ocuparam a 1ª e 2ª posições, respectivamente, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Amorim, em Missão Velha, e a Escola de Ensino Médio Deputado Manoel Rodrigues, em Viçosa do Ceará.
Critérios do prêmio
Foram agraciados os estudantes que obtiveram o seguinte desempenho acadêmico:
- 1ª série do Ensino Médio: numa escala de 0 a 500, aqueles que alcançam a pontuação mínima de 325 em Língua Portuguesa e de 350 em Matemática, que corresponde ao nível adequado na avaliação do Spaece;
- 2ª série do Ensino Médio: aqueles que alcançam pontuação igual ou superior a 520 pontos como média geral nas provas do Enem, ou o nível adequado em Língua Portuguesa e Matemática no Spaece;
- 3ª série do Ensino Médio: aqueles que alcançam pontuação igual ou superior a 560 pontos como média geral nas provas do Enem, ou o nível adequado em Língua Portuguesa e Matemática no Spaece.
Spaece
O Spaece tem o objetivo de fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino. O Sistema tem três focos: Avaliação da Alfabetização Spaece-Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5 e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2º e 3ª séries).
O prêmio foi instituído pela Lei 14.483, de 2009, e considera a pontuação obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou o resultado alcançado, em Língua Portuguesa e em Matemática, segundo o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).
Camilo Santana destacou que esta é mais uma forma de incentivar os estudantes e valorizar o ensino público. “A cada ano o Ceará tem se destacado no Enem e uma iniciativa como esta só reforça o compromisso do nosso governo em continuar investindo em educação, começando pela escola pública”, afirmou.
A vice-governadora Izolda Cela destacou que os alunos beneficiados têm a responsabilidade de passar para os estudantes que estão na escola o valor do estudo e a oportunidade que eles têm para mudar o mundo com os conhecimentos que adquiriram. "Os alunos formam também uma geração de pais que podem passar aos filhos valores que aprenderam e, quem sabe no futuro, todos os cearenses contem com a escola pública e de qualidade para educar os filhos", disse.
Do total de alunos que participaram do evento de entrega, 173 são provenientes do Interior. Entre as alunas beneficiadas está Dandara Moura, de Crateús. "Foi com estudo e esforço que eu pude ter uma nova oportunidade de crescer na vida e oferecer uma condição melhor para a minha família. Tudo o que precisei foi de uma política educacional voltada para os que mais precisam e hoje devo à escola pública parte considerável do meu sucesso e ao Estado do Ceará". Dandara hoje é acadêmica de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Já Pedro Eduardo Facó, que hoje é estudante de Engenharia Elétrica, foi destaque no curso técnico de Eletrotécnica. “Estamos aqui para mostrar que os estudantes da escola pública têm a oportunidade de crescer. O ensino da escola pública é muito diferente e temos que acreditar no potencial do nosso Estado e ajudá-lo a se desenvolver”, disse.
O secretário da Educação, Idilvan Alencar, destacou que o Estado do Ceará é o único que está premiando estudantes este ano. "Voltem às escolas e incentivem seus colegas a permanecerem estudando, não em busca de premiação, porque a maior premiação é seguir vencendo na vida", afirmou.
Enem
Houve aumento significativo do ingresso de estudantes da rede pública estadual nas universidades. Em 2007, por meio do Sisu, foram 707 aprovados em faculdades públicas. Este número, em 2014, passou para 3.105. A entrada na universidade pública ou particular, por meio de vestibular ou do Prouni, aumentou de 4.787 para 11.403 estudantes no mesmo período. Dessa forma, no período de 2007 a 2014, registrou-se uma evolução de ingresso no Ensino Superior de 5.494 para 14.508.
No ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Enem de 2014 e a rede pública cearense obteve lugar de destaque. Na classificação geral, a Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre, de Itapajé, foi a instituição pública mais bem colocada no Estado. Os dados abrangem 15.640 escolas de todo o País. Nelas, 1.295.954 estudantes fizeram o Enem. Outras quatro escolas também se destacaram, ficando entre as 20 melhores do país nos quesitos matrícula superior a 90 alunos, indicador de permanência maior que 80% e indicador socioeconômico baixo. São elas: a Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, de Mauriti, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Cesário Barreto Lima, de Sobral, que ocuparam a 1ª e 2ª posições, respectivamente, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Amorim, em Missão Velha, e a Escola de Ensino Médio Deputado Manoel Rodrigues, em Viçosa do Ceará.
Critérios do prêmio
Foram agraciados os estudantes que obtiveram o seguinte desempenho acadêmico:
- 1ª série do Ensino Médio: numa escala de 0 a 500, aqueles que alcançam a pontuação mínima de 325 em Língua Portuguesa e de 350 em Matemática, que corresponde ao nível adequado na avaliação do Spaece;
- 2ª série do Ensino Médio: aqueles que alcançam pontuação igual ou superior a 520 pontos como média geral nas provas do Enem, ou o nível adequado em Língua Portuguesa e Matemática no Spaece;
- 3ª série do Ensino Médio: aqueles que alcançam pontuação igual ou superior a 560 pontos como média geral nas provas do Enem, ou o nível adequado em Língua Portuguesa e Matemática no Spaece.
Spaece
O Spaece tem o objetivo de fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino. O Sistema tem três focos: Avaliação da Alfabetização Spaece-Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5 e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2º e 3ª séries).