quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

AUTORITARIMOS E NEGLIGÊNCIA AMEAÇAM ESTUDANTES DAS FACULDADES INTA

O Instituto Superior de Teologia Aplicada (Faculdades INTA), Sobral – CE, em uma ação arbitrária decidiu remanejar os cursos de História, Jornalismo, Pedagogia e Serviço Social de seu campus principal para um anexo improvisado e de estrutura precária, ignorando segmentos como mobilidade urbana e segurança adequada.

Sem consultar a classe estudantil sobre a mudança, a Instituição de Ensino Superior (IES) apenas comunicou a decisão na terça-feira, 10, através do site oficial alegando “espaço mais adequado e cômodo para as atividades universitárias”. Para os alunos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, a atitude da administração é nítida em tentar higienizar o espaço para atender a demanda das novas turmas de Medicina, curso de maior rentabilidade assistido através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa que abriga mais de 80% dos alunos da faculdade.

O ato caracteriza agressão à maioria dos estudantes que moram em outros municípios da Região Norte. Não bastassem as exaustivas horas de viagem de suas cidades até o Campus Sede, agora, terão de pagar transporte para se deslocarem até o novo Anexo Parque da Cidade, local fora da rota dos ônibus universitários que obedecem ao trajeto comandado pelas prefeituras participantes.


A falta de diálogo e a tirania ressaltam o olhar de clientela sobre o ensino privado, além de revelar postura de extermínio à militância acadêmica, durante um manifesto contra o aumento abusivo das mensalidades em 2015 o Diretor Presidente, Oscar Rodrigues Junior, chegou a declarar que o curso de Serviço Social é o pior da instituição.