quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE NA STA CASA DE SOBRAL BUSCA ABASTECER ESTOQUE PARA O CARNAVAL

Anualmente a Santa Casa, em parceria com o Hemoce, realiza uma Campanha de Doação de Sangue entre os colaboradores e visitantes. Neste ano, o movimento acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro, nas salas 04 e 05 do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do hospital.

As datas foram escolhidas levando em consideração a proximidade com o Carnaval, período em que o Hemoce precisar estar abastecido com bolsas de sangue para encaminhar para os hospitais. A ação social já acontece há pelo menos cinco anos, de acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social da Santa Casa, Ana Helena Vasconcelos. Ela explicou que o objetivo é tornar o Carnaval uma festa da solidariedade.

Os que desejam doar devem lembrar-se de não estar em jejum, ter repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, não fumar por pelo menos 2 horas antes e depois da doação, evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação. Além disso, as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, as que sobem em andaimes e praticam paraquedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação.
(com informações do Blog Encontro com a Saúde de Sobral)