terça-feira, 17 de janeiro de 2017

VICE-GOVERNADOR DE RONDÔNIA CONHECE O SISTEMA DE ENSINO DE SOBRAL

A vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho, e o secretário da Educação, Herbert Lima, receberam, na segunda-feira (16/01), no Paço Municipal, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, acompanhado do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil e Mobiliária de Porto Velho-RO, Maurílio Vasconcelos. O objetivo da visita foi conhecer as estratégias da Rede Municipal de Educação de Sobral, avaliada como a melhor do Brasil. A comitiva também visitou a Escola Emílio Sendim, que tem o melhor Ideb no Brasil (9,8).
O secretário da Educação apresentou a estrutura da rede municipal de ensino e o projeto educacional de Sobral – estruturado nos eixos fortalecimento da gestão escolar, fortalecimento da ação pedagógica e valorização do magistério –, que fez o município saltar da posição 1.366º, em 2005, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2005, para o primeiro lugar do País, no último Ideb, entre mais de 5.570 municípios brasileiros. Com o novo currículo, o desafio é elevar o patamar da Rede de Ensino para uma das três melhores da América Latina.
Há algum tempo acompanho, através da imprensa e da literatura, o trabalho que é feito na educação de Sobral e os números e dados de Sobral falam por si. Um município que não está na região mais rica do país, que não tem recursos em abundancia, que tem uma população de origem humilde e consegue ter resultados que são comparados com resultados de países europeus. Viemos aqui com humildade aprender com a experiência exitosa de Sobral”, disse o vice-governador de Rondônia.