
Trinta trabalhos de artistas cearenses, entre pinturas, desenhos, bordados e técnicas mistas, fazem parte da mostra “8 de Março - Mulheres nas Artes Visuais”, exibida no hall de entrada da Assembleia Legislativa, pela entrada da rua Barbosa de Freitas. A exposição, aberta na manhã desta quinta-feira (08/03), segue até 16 de março, por iniciativa do Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), em parceria com o grupo Coletivo Nice, e integra as comemorações do Dia Internacional da Mulher na AL.
De acordo com o presidente do Malce, Osmar Diógenes, a iniciativa é importante, pois enaltece um grupo de artistas femininas. “Parabenizo todas as mulheres servidoras e convido para apreciar o trabalho dessas artistas”, salienta.
Para Zezé M. de Sales, é necessário disponibilizar mais espaço para as artes. “Ter acesso à arte é um direito de todos. Através de pinturas e outras técnicas artistas, muitas mulheres conseguem se expressar. Agradeço à Assembleia Legislativa por ter aberto esse espaço para reforçar o trabalho das artistas cearenses”, diz. A artista Annelise Griesser também agradeceu à Assembleia por abrir espaço para valorizar a arte. “A nossa cidade precisa desse tipo de evento que enaltece a arte e as mulheres artistas”, acrescenta.
As obras expostas são das artistas que integram o Coletivo Nice: Zezé de Sales, Cris Castro, Tieta Pontes, Salete Rocha, Sandra Amorim, Naile Cidrão, Célia Gurgel, Angélica Pinheiro, Laura Rocha, Lana Guerra, Gorete Braga, Verinha Ponti, Sílvia Reis, Herjan Sá, Tereza Neuma e Camila Barros.
O nome Nice foi dado em homenagem à artista Nice Firmeza, ícone feminino das artes plásticas no Ceará. Além de trabalhos das participantes do Coletivo, também estão na mostra esculturas de argila da artista Annelise Griesser, do Grupo Vestígio.