O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, apresentou na manhã de quarta-feira (04/04), no Centro de Convenções de Sobral, as ações do Projeto Paulo Freire no território de Sobral. O evento reuniu cerca de 600 pessoas e contou com a presença do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira; da Coordenadora da Agricultura e Pecuária de Sobral, Luiza Barreto; representantes de instituições parceiras e caravanas de agricultores e agricultoras dos 16 municípios do território.
O Projeto pretende beneficiar 35 comunidades, sendo 10.311 famílias, 2.232 jovens e 5.241 mulheres. No território, 761 famílias vão receber cisternas de placa para consumo e 14 cisternas serão construídas em escolas. A seleção das comunidades de Sobral contempladas com o projeto, teve a participação da Coordenadoria da Agricultura e Pecuária, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral, com ações de diagnóstico e capacitações.
A Lei do Agente Rural criada para fortalecimento do Projeto, garantirá bolsas para 100 jovens que realizarão um trabalho de articulação e mobilização, sendo que cada agente atenderá três comunidades.
O Estado do Ceará investirá cerca de 80 milhões no Projeto Paulo Freire, com uma estimativa de outros 31 milhões a serem investidos próximo ano. O objetivo é realizar ações como a implantação de projetos produtivos nos municípios participantes, e em especial na capacitação dos pequenos agricultores.