O programa de ação continuada do Tribunal do Contas de Estado do Ceará, o TCEduc, concluiu com sucesso sua mais recente rodada de capacitação, que leva informações sobre legislação e boas práticas, focando esforços em cidades afastadas da capital cearense.
No dia 23/5 (quinta-feira), foi a vez de Sobral ser palco das aulas desenvolvidas pela equipe de servidores do Instituto Plácido Castelo (IPC), escola de contas do tribunal. Toda a programação contou com salas e auditórios lotados. Ao todo, marcaram presença 1026 participantes.
No giro, o instituto levou as seis ações que fazem parte do escopo do projeto para três tipos de públicos. São eles: gestores e servidores que atuam no dia a dia da gestão pública, integrantes de Câmaras de Vereadores e, por fim, membros de ouvidorias e da sociedade em geral.
Para Juraci Muniz, assessor especial da presidência, a grande quantidade de participantes em Sobral é uma consolidação do cronograma de atividades do TCEduc. “A cada nova etapa, nós somos surpreendidos com uma adesão cada vez maior. Para nós, isso é uma prova de que os gestores estão atendendo ao chamamento para disseminação de conhecimentos e troca de ideias”, informou. Juraci atribui parte do sucesso para o novo momento que o projeto inaugurou em 2019, quando ampliou o número de capacitação de 4 para 6, possibilitando a adesão de novos públicos. “A boa repercussão, como observada hoje, nos deixa cada vez mais empolgados”, finalizou.
Com as ações realizadas em Sobral, o TCE Educ alcançou 5 mil participantes em suas ações em apenas 6 cidades-sedes contempladas. No total, serão 20 visitadas até o fim do ano.
Com o fim da terceira etapa de capacitação realizada em 2019, a ação itinerante da corte de contas já tem destino próximo. Em junho, a primeira parada será em Mombaça (11/6) e, logo depois, em Jaguaribe (13/6).