A Portaria Conjunta n° 27 da
Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), publicada na quarta-feira (8), adia
para 3 de agosto o retorno do atendimento presencial nas Agências da
Previdência Social. O atendimento exclusivo por meio de canais remotos fica
prorrogado até o dia 31 de julho e continuará sendo realizado mesmo após a
reabertura das agências.
Em
um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com
seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e
beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central
135). Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio
dos canais de atendimento remotos como, por exemplo, realização de perícias
médicas, avaliação social e reabilitação profissional.
A
reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das
1.525 Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o
perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos
realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os
equipamentos de proteção individual e coletiva.