O deputado estadual Elmano de Freitas (PT) disse ao Blog do Edison Silva que petistas querem uma conversa com o governador Camilo Santana, antes de ele deixar o Governo do Estado até o dia 2 de abril, para saber dele quem será o candidato do PDT a governador do Estado, para que ele e outros possam avaliar se o nome é uma pessoa que respeitará a candidatura do ex-presidente Lula, ou se será uma pessoas afinada com o discurso do presidenciável Ciro Gomes, hostil ao candidato a presidente do PT.
Elmano faz parte do grupo, também integrado pelos deputados federais José Airton Cirilo e Luizianne Lins, contrário à manutenção da aliança com o PDT cearense. Camilo não terá a resposta que Elmano quer. E se tivesse não diria.
Os três (Elmano, Luizianne e Zé Airton) fizeram uma assembleia virtual, recentemente, antes da reunião do diretório estadual do PT, defendendo a candidatura própria ao Governo do Estado e fazendo provocação ao governador Camilo Santana, fiador da aliança PT/PDT, recebendo, em seguida uma resposta dura do chefe do Executivo cearense. A reunião do diretório estadual do PT, em seguida ao encontro dos dissidentes, aprovou a manutenção da aliança com o PDT e oficializou a candidatura do governador Camilo ao Senado na chapa do candidato a governador pelo PDT.