segunda-feira, 25 de julho de 2022

AO LADO DE LULA, CAMILO CONFIRMA PRÉ-CANDIDATURA DE ELMANO DE FREITAS A GOVERNADOR DO CEARÁ


O ex-governador do Ceará e pré-candidato ao Senado, Camilo Santana (PT), confirmou na noite deste domingo, 24, a pré-candidatura do deputado estadual licenciado Elmano de Freitas à governador do Ceará.

A confirmação foi feita por Camilo em publicação nas redes sociais ao lado do candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Juntos por um Ceará cada vez mais forte. Com muito trabalho, respeito e parceria. Contra o ódio, a intolerância e a mentira. Obrigado por todo o apoio, meus irmãos e irmãs cearenses! Seguimos unidos, de mãos dadas, com Elmano governador, Camilo senador e Lula presidente”, escreveu Camilo.

Perfil

Elmano de Freitas da Costa nasceu no município de Baturité, filho do agricultor Francisco Feitosa da Costa, “seu Odilon”, e da professora Elma de Freitas da Costa.

Elmano se formou em Direito pela Universidade Federal do Ceará e é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1989. A sua luta social começou nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica (CEBs). Atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP), bem como na defesa jurídica e política do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, na condição de advogado. Foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT).

O petista foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012, obtendo quase 600 mil votos no segundo turno. Em 2013, foi eleito presidente do PT de Fortaleza. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual com mais de 44 mil votos. Em 2017, assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Nas eleições de 2018, foi reeleito deputado estadual com 68.594 votos.