sexta-feira, 22 de julho de 2022

TRE-CE APROVA PEDIDO AO TSE DE FORÇAS FEDERAIS PARA AS ELEIÇÕES 2022


O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, presidido pelo desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, aprovou, nesta quinta-feira, 21/7, a requisição de tropas federais para reforçar a segurança no dia 2 de outubro, primeiro turno das Eleições 2022, nos municípios de Fortaleza, Quixadá, Tauá, Sobral, Juazeiro do Norte, Caucaia, Pacajus, Aquiraz, Horizonte e Maracanaú.

A consulta havia sido formulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a todos os TREs do país sobre a necessidade do envio de forças federais.

Trâmite

A Comissão Permanente de Segurança do TRE-CE elaborou um levantamento, a partir de demandas das 109 zonas eleitorais do Estado. De posse dessa consulta, a comissão, presidida pelo desembargador Emanuel Leite Albuquerque, indicou a indispensabilidade desse auxílio à segurança na eleição nos dez municípios. Após, abriu-se vista à Procuradoria Regional Eleitoral, que ratificou as conclusões da comissão. Nesta quinta-feira, 21/7, o Pleno aprovou, por unanimidade, a requisição.

Os próximos passos da requisição de forças federais de segurança são a manifestação do Governo do Estado do Ceará e o envio ao TSE, a quem caberá decisão final acerca da medida, nos termos da Resolução 21843/2004.