terça-feira, 19 de julho de 2022

YOUTUBE DERRUBA LIVE DE BOLSONARO SOBRE URNAS E ELEIÇÕES


O YouTube Brasil excluiu uma live do canal do presidente Jair Bolsonaro (PL) feita em 29 julho de 2021, na qual o mandatário do país questiona a segurança das urnas eletrônicas. O conteúdo da mídia apagada nessa segunda-feira (18/7) serviu de base para a apresentação feita para embaixadores, no Palácio da Alvorada, também na segunda.

Em ambas as ocasiões, o chefe do Palácio do Planalto repetiu argumentos desmentidos por órgãos oficiais e reiterou que as eleições deste ano devem ser “limpas” e “transparentes”. A reportagem apurou também que a plataforma de vídeos discute a retirada da live dessa segunda-feira para os diplomatas.

“As Diretrizes da Comunidade do YouTube estabelecem regras que devem ser seguidas por todos os usuários da plataforma. Temos trabalhado para manter nossas políticas e sistemas atualizados de forma a dar visibilidade a conteúdo confiável e reduzir a disseminação de informações enganosas, permitindo, ao mesmo tempo, a realização do debate político. Desde março de 2022, removemos conteúdo com alegações falsas de que as urnas eletrônicas brasileiras foram hackeadas na eleição presidencial de 2018 e de que os votos foram adulterados. Esse é um dos exemplos do que não permitimos de acordo com nossa política contra desinformação em eleições“.

O atual mandatário da República, ao tocar no tema, costuma dizer que teria vencido a eleição de 2018 no primeiro turno. Bolsonaro chegou a ser chamado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apresentar provas do que alega.

A reunião com embaixadores tem sido divulgada pelo presidente desde 7 de julho. Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o chefe do Executivo nacional disse que explicaria aos diplomatas “como é o sistema eleitoral brasileiro”, mostrando documentos das eleições de 2014 e 2018.

“Será um PowerPoint mostrando tudo o que aconteceu nas eleições de 2014, 2018, documentado, bem como essas participações dos nossos ministros do TSE, que são do Supremo, sobre o sistema eleitoral”, declarou na live derrubada.

Fonte: Metropoles