quinta-feira, 28 de julho de 2022

RESIDENTES DE CANCEROLOGIA DA SANTA CASA DE SOBRAL PROMOVEM AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO


Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização e Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, os residentes de Cancerologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) realizaram nesta quarta-feira (27/07) uma ação para os colaboradores da instituição com o objetivo de conscientizar a respeito da importância da detecção precoce da doença, que pode alcançar até 90% de cura se tratada precocemente. Na ocasião, foram entregues panfletos com informações sobre os principais fatores de risco, sintomas, prevenção e tratamento da doença, além de um laço verde simbolizando a adesão à campanha que acontece durante o mês de julho (Julho Verde).

Segundo a enfermeira residente em cancerologia, Carolina Queiroz, o câncer de cabeça e pescoço – que engloba uma série de tumores malignos que podem aparecer na boca, orofaringe, laringe, nariz, seios nasais, nasofaringe, pescoço e tireoide – tem como principais sintomas o aparecimento de nódulos, feridas que não cicatrizam, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alterações ou rouquidão na voz. “A prevenção sempre é o melhor caminho, como consultar periodicamente um dentista e adquirir hábitos saudáveis como uma boa alimentação e exercícios físicos. Por isso ações de conscientização para prevenção sempre são importantes”, aponta.