sábado, 4 de janeiro de 2025

MELHORIA SALARIAL PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS


Foi publicada no Diário Oficial da União a Medida Provisória (MP) 1.286/2024, que garante a recomposição salarial dos servidores públicos federais. O texto formaliza os termos de 38 acordos firmados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos com as carreiras civis do funcionalismo federal ao longo de 2024. Juntamente com acordos anteriores, a medida garante reajuste salarial para 100% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas da União. A matéria foi publicada em edição extra na última terça-feira (31). 

Além da reestruturação da remuneração dos servidores, as medidas envolvem transformação de cargos obsoletos em cargos mais compatíveis com as necessidades da administração pública, incluindo a criação de duas “carreiras transversais”, que podem servir a vários órgãos e entidades da administração federal, sem impacto orçamentário. O maior número de novas vagas transformadas é para a educação, especialmente para atender à criação dos novos institutos federais. O texto também estabelece novos mecanismos para avaliação de desempenho e progressão.

A reestruturação de carreiras e cargos efetivos e comissionados, funções e gratificações inclui a alteração das remunerações e o alongamento de carreiras (86% passam a ter 20 níveis de progressão). A alteração das remunerações será em duas etapas entre janeiro de 2025 e abril de 2026, cujos percentuais variam conforme a carreira e o cargo. Em 2025, o montante das reestruturações representa impacto primário de R$ 16,2 bilhões no gasto de pessoal do Poder Executivo federal, valor já previsto no projeto de Orçamento (PLN 26/2024). Para 2026, o montante de impacto primário referente à segunda parcela da reestruturação será menor: R$ 8 bilhões.

O texto também cria a carreira de Desenvolvimento Socioeconômico, de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa e a de Fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários. 

Conforme cálculos da equipe econômica, a matéria reforça o compromisso com a responsabilidade fiscal e com os limites do Novo Arcabouço Fiscal. De acordo com o governo, a despesa com pessoal seguirá estável como proporção do produto interno bruto (PIB), representando menos de 2,6% em 2026. 

Orçamento
A lei orçamentária de 2025 só será votada pelo Congresso a partir de fevereiro, com nova Mesa. A aprovação da LDO para o Orçamento de 2025, porém, garante a continuidade do funcionamento da máquina pública. Assim, enquanto não for aprovado o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025 (PLN 26/2024), o governo poderá dispor mensamente de 1/12 (um doze avos) do valor previsto na LDO.

A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Jo 1,35-42)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais, pelos profetas, muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 35 João estava de novo com dois de seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: "Eis o Cordeiro de Deus!" 37 Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38 Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: "O que estais procurando?" Eles disseram: "Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?" 39 Jesus respondeu: "Vinde ver". Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41 Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: "Encontramos o Messias" (que quer dizer: Cristo). 42 Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: "Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas" (que quer dizer: Pedra).

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

CHRISTIANE LEITÃO TOMA POSSE NA OAB-CE E PROMETE GESTÃO DEMOCRÁTICA E VOLTADA À ADVOCACIA


Em cerimônia histórica realizada nesta quinta-feira (02/01), Christiane do Vale Leitão foi empossada como a primeira mulher presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE) em 92 anos. O cargo foi transmitido oficialmente por Erinaldo Dantas, que presidiu a OAB-CE por seis anos.

No evento, realizado no auditório Miguel Oscar Viana Peixoto, também foi empossada a nova diretoria para o triênio 2025/2027, composta por David Sombra Peixoto (vice-presidente), Thiago Morais de Almeida Vilar (secretário-geral), Francivaldo de Lemos Pereira (secretário-geral adjunto) e Camila Ferreira Fernandes (tesoureira).

Em seu discurso de posse, Christiane Leitão reforçou a importância de ter uma mulher à frente da OAB-CE e ressaltou que a nova gestão será participativa e democrática. “A nossa gestão será feita a muitas mãos, em um processo permanente de escuta da advocacia de todo o Estado. Vamos democratizar ainda mais a instituição, respeitando a diversidade de opiniões e convicções, valorizando a advocacia e sendo uma aliada forte do Estado de Direito e da cidadania”, afirmou. Segundo a presidente, a qualificação dos advogados do Estado e o papel das comissões temáticas da Ordem também serão fortalecidos na nova gestão.

Já o ex-presidente da Ordem, Erinaldo Dantas, comemorou o momento histórico de dar posse à primeira presidente da OAB-CE e afirmou que os principais marcos dos seis anos de sua gestão foram a inclusão, a união e a entrega. “Fomos uma gestão que se preocupou em incluir mulheres, negros, jovens advogados e a advocacia do interior. E bastou uma gestão com igualdade para termos uma mulher presidente da OAB. Outra marca foi o trabalho: fomos uma gestão preocupada com a entrega”, disse.

Nova gestão

A gestão do triênio 2025/2027 contará ainda com 52 conselheiros seccionais titulares, 64 conselheiros seccionais suplentes, três conselheiros federais titulares, três conselheiros federais suplentes. Já a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) contará com cinco diretores e seis conselheiros fiscais.

No evento, a nova presidente da OAB-CE instalou a Primeira Sessão Extraordinária do Conselho Seccional da OAB-CE e deu posse aos presidentes das 17 subsecções do Estado.


A solenidade híbrida, teve transmissão pelo canal da OAB Ceará no YouTube e contou com as presenças da secretária Socorro França, que representou o governador Elmano de Freitas; da desembargadora Iracema do Vale, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará e atual Ouvidora do Tribunal Superior Eleitoral; da desembargadora federal Fernanda Maria Uchoa de Albuquerque, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região; do desembargador federal Durval César Maia, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região; do presidente da Escola da Magistratura Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª. Região, Cid Marconu Gurgel de Souza; do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Sergio Costa; do presidente do Tribunal de Defesa de Prerrogativas, Antônio Cleto Gomes; do ex-presidente da OAB-CE e membro Honorário Vitalício e Decano da Bancada do Ceará no Conselho Federal da OAB, Hélio das Chagas Leitão Neto.

REAPROXIMAÇÃO RÁPIDA: O PDT ESTÁ NOS GOVERNOS ELMANO E EVANDRO LEITÃO


PDT está em plena harmonia com o Abolição e o Paço Municipal. O partido segue prestigiado ao ponto de causar inveja aos aliados de primeira hora. O debate não se torna público porque não atende a nenhum dos lados. 

Numa tacada só, o partido de Ciro Gomes, Roberto Cláudio e André Figueiredo aderiu totalmente e se aproximou de Camilo Santana, Elmano, Cid Gomes e Evandro Leitão. Os deputados federais Idilvan Alencar e Eduardo Bismarck estão na gestão Elmano e Evandro. O deputado estadual Osmar Baquit é secretário regional e vereadores estão na base de Evandro. 

O mais importante é que nesse reencontro o PDT deve voltar a fazer parte da aliança política em 2026, liderada por Camilo Santana, se tudo seguir como está. A direção Nacional do PDT está certa em apostar na manutenção do partido e não em afundar se isolando.

(Blog Roberto Moreira)

PREFEITO DE SOBRAL ENVIA MENSAGEM A CÂMARA PROPONDO FIM DA TAXA DO LIXO

 

O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, vai cumprir promessa de campanha e acabar com a Taxa do Lixo. A mensagem que submete a apreciação da Câmara Municipal, em regime de urgência, o projeto de lei complementar que dispõe sobre a revogação da tarifa de manejo de resíduos sólidos urbanos. A Mensagem foi entregue ao presidente da Casa, Chico Júnior, que deverá convocar os edis de forma extraordinária. Durante a convocação, outros projetos devem ser votados, como a reforma administrativa e o remanejamento de recursos orçamentários.

A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Jo 1,29-34)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— A Palavra se fez carne, entre nós ela habitou; e todos os que a acolheram, de Deus filhos se tornaram.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31 Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel". 32 E João deu testemunho, dizendo: "Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33 Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: 'Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'. 34 Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!"

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

EM VIGOR PRAZO MAIOR PARA BANCOS COMPENSAREM PERDAS COM INADIMPLÊNCIA

Sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada no Diário Oficial da União da segunda-feira (30) a Lei 15.078, de 2024, que adia de três anos para de sete a dez anos  o prazo para a compensação dos bancos por perdas com empréstimos que não são pagos pelos clientes. Antes, os bancos podiam usar o montante da inadimplência de um ano para reduzir os impostos que têm de pagar pelos três anos seguintes. A previsão da equipe econômica é que o adiamento e o alongamento de deduções previstos no texto evitem perda de arrecadação de cerca de R$ 16 bilhões em 2025.

De acordo com a norma, as instituições financeiras podem deduzir do lucro líquido as perdas com as operações de crédito de clientes inadimplentes, mas num prazo mais dilatado. As deduções podem ser feitas no pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ). Os créditos tributários poderão ser amortizados (ou compensados) ao longo de sete a dez anos, em vez de apenas três anos.


Dilatação de prazo

Antes da Lei, as instituições financeiras poderiam, a partir de abril de 2025, deduzir da base de cálculo desses tributos os créditos em inadimplência apurados até 31 de dezembro de 2024, na proporção de 1/36 por mês — ou seja, diluídos durante 36 meses seguidos. Além de adiar o início dessa dedução para janeiro de 2026, a lei dilata a diluição para um total de 84 meses. Assim, a cada mês a partir de janeiro de 2026, as instituições poderão descontar da base de cálculo os créditos não pagos na proporção de 1/84 mensalmente.

As perdas cobertas por esse sistema podem ser a partir de dívidas não pagas por clientes e também a partir de operações com empresas em processo falimentar ou de recuperação judicial.

A nova legislação teve origem no PL 3.802/2024, aprovado pelo Senado em 20 de dezembro. Durante a votação da matéria, o relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), explicou que manteve o texto conforme aprovado pelos deputados. 

— O projeto vai garantir não apenas um parcelamento maior, mas vai garantir que a Receita Federal brasileira assuma recursos da ordem de R$ 15 bilhões a R$ 30 bilhões por ano de recolhimento tributários e os bancos terão ganhos junto à Basileia. 

As regras de Basileia, na Suíça, também conhecidas como Acordo de Capital de Basileia, são um conjunto de normas que estabelecem padrões para as instituições financeiras. O objetivo é aumentar a qualidade e quantidade do capital das instituições, tornando o sistema financeiro mais resiliente.

O projeto foi apresentado pelo líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), e tem conteúdo idêntico à medida provisória (MP) 1.261/2024, publicada em outubro. Os congressistas haviam solicitado ao governo que as alterações fossem promovidas via projeto de lei e não por MP.

ENTENDA AS MUDANÇAS NAS REGRAS DA APOSENTADORIA EM 2025


Quem está prestes a se aposentar precisa estar atento. Promulgada em 2019, a reforma da Previdência estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano.

A pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações. Confira abaixo as mudanças que começam a vigorar neste ano.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A reforma da Previdência estabeleceu quatro regras de transição, das quais duas previram modificações na virada de 2024 para 2025. Na primeira regra, que estabelece um cronograma de transição para a regra 86/96, a pontuação composta pela soma da idade e dos anos de contribuição subiu em janeiro: para 92 pontos (mulheres) e 102 pontos (homens).

Os servidores públicos estão submetidos à mesma regra de pontuação, com a diferença de que é necessário ter 62 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens), 57 anos de idade e 30 anos (mulheres). Para ambos os sexos, é necessário ter 20 anos no serviço público e cinco anos no cargo.

Na segunda regra, que prevê idade mínima mais baixa para quem tem longo tempo de contribuição, a idade mínima para requerer o benefício passou para 59 anos (mulheres) e 64 anos (homens). A reforma da Previdência acrescenta seis meses às idades mínimas a cada ano até atingirem 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031. Nos dois casos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para homens.

Professores

Em relação aos professores, que obedecem a uma regra de transição com base no tempo de contribuição na função de magistério combinada com a idade mínima, as mulheres passam a se aposentar aos 54 anos; e os homens, aos 59 anos. A idade é acrescida seis meses a cada ano até atingir o limite de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, em 2031.

O tempo de contribuição mínimo para obter a aposentadoria como professor corresponde a 25 anos para as mulheres e a 30 anos para os homens. A regra vale para os professores da iniciativa privada, das instituições federais de ensino e de pequenos municípios. Os professores estaduais e de grandes municípios obedecem às regras dos regimes próprios de previdência.

Aposentadoria por idade

Desde 2023, está plenamente em vigor a regra para a aposentadoria por idade, destinada a trabalhadores de baixa renda que contribuíram pouco para a Previdência Social e se aposentariam por idade na regra antiga.

Para homens, a idade mínima está fixada em 65 anos desde 2019. Para as mulheres, a idade de transição está em 62 anos desde 2023. Para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição exigido para se aposentar por idade está em 15 anos.

Na promulgação da reforma da Previdência, em novembro de 2019, a idade mínima para as mulheres estava em 60 anos, passando a aumentar seis meses por ano nos quatro anos seguintes. Subiu para 60 anos e meio em janeiro de 2020, para 61 anos em janeiro de 2021, 61 anos e meio em 2022 e 62 anos no ano passado.

Regras que não mudarão

Por já ter sido cumprida, a regra do pedágio de 100% sobre o tempo de contribuição não mudará no setor privado. Quem tem mais de 60 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens) ou 57 anos de idade e 30 anos de contribuição (mulheres) pode se aposentar. A regra estabelecia que o segurado tinha de cumprir o dobro do período que faltava para se aposentar na promulgação da reforma, em 2019.

No serviço público, alguns terão de esperar mais um pouco, porque, além do pedágio, é necessário ter 20 anos de serviço público e cinco anos no cargo. Em tese, quem começou a contribuir para a Previdência muito jovem e entrou no serviço público há pelo menos 20 anos ainda tem possibilidade de ser beneficiado pela regra em 2025.

A reforma tinha outra regra de pedágio, desta vez para o setor privado. Quem estava a até dois anos da aposentadoria em 2019 tinha de cumprir 50% a mais em relação ao tempo que faltava para se aposentar. No entanto, essa regra de transição foi integralmente cumprida e não beneficiará mais ninguém em 2024.

No cenário mais abrangente, quem trabalharia por mais dois anos em 2019 teve de trabalhar um ano extra, totalizando três anos. No fim de 2022, todos os que estavam enquadrados na regra do pedágio de 50% já se aposentaram.

Dicas de simulações

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite simulações da aposentadoria no computador e no celular.

Simulação no computador

  •     Entre no site meu.inss.gov.br e digite seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma;
  •     Vá em “Serviços” e clique em “Simular Aposentadoria”
  •     Confira as informações que aparecerão na tela. O site vai mostrar sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para aposentadoria, segundo cada uma das regras em vigor

Simulação no celular

  •     Baixe o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS)
  •     Se necessário, clique no botão “Entrar com gov.br” e digite seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma
  •     Abra o menu lateral (na parte superior esquerda) e clique em “Simular Aposentadoria”
  •     Cheque as informações que aparecerão na tela. O site vai mostrar sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para a aposentadoria, conforme as regras em vigor
  •     Caso precise corrigir algum dado pessoal basta clicar no ícone de lápis (à direita).

OSCAR RODRIGUES TOMA POSSE COMO PREFEITO DE SOBRAL

Oscar Rodrigues (União) tomou posse na quarta-feira (1º) como prefeito de Sobral, a quinta maior cidade do Ceará, ao lado da vice-prefeita, Dra. Imaculada (MDB), na Câmara Municipal de Vereadores. Mais cedo, 21 vereadores eleitos pelos sobralenses também tomaram posse.

A cerimônia começou com a posse dos vereadores e a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara, que deu posse a Oscar. Em seu primeiro discurso como prefeito, Oscar agradeceu o apoio que recebeu da população e afirmou que não vai desmantelar projetos exitosos das gestões passadas.


"Como prefeito, quero cumprir todos os compromissos, aqueles que eu fiz, os hospitais que prometi, as empresas que prometi trazer para Sobral. Vai haver muitas mudanças em Sobral, mas mudanças para o bem. Não pensem jamais que eu vou destruir, por exemplo, aquilo que o Ivo fez, fez uma bela construção eu vou derrubar, fazer uma e botar meu nome. Não vou fazer isso jamais", afirmou Oscar. "Eu sou construtor, e não demolidor".

EVANDRO LEITÃO TOMA POSSE EM FORTALEZA COM AGRADECIMENTOS A LULA, CAMILO E ELMANO


novo prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), tomou posse na noite de quarta-feira (1º). À frente da cidade mais populosa do Nordeste, ele faz o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltar a ter um prefeito de capital — a única comandada por um petista em todo o país. No discurso, Leitão exaltou Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), ex-governador do Ceará.

— Em primeiro lugar, (agradecer) o nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o maior presidente da história deste país. O nosso amigo Camilo Santana, ex-governador e atual ministro da Educação, líder que me encoraja diariamente com seu exemplo de retidão e obstinação em bem cumprir as missões que lhe são demandadas — disse.

Depois, o prefeito saudou ainda o governador Elmano de Freitas (PT), classificado como “amigo” e “companheiro de plenário e de vida”, e a bancada cearense no Congresso.

JOEL BARROSO É EMPOSSADO COMO PREFEITO DE SANTA QUITÉRIA; EMANUELA BARBOSA ASSUME PRESIDÊNCIA DA CÂMARA


Em meio ao turbilhão de acontecimentos, a Câmara Municipal de Santa Quitéria elegeu seu novo presidente para o biênio 2025-2026, e automaticamente, por força de decisão judicial, Joel Barroso assumiu o comando interino do Poder Executivo quiteriense.

A eleição, que foi bastante acirrada até o último minuto, disputando com Cesário Junior, acabou terminando com um placar de 7 votos a 6. Com Joel prefeito interino, o Legislativo será presidido temporariamente pela vereadora Emanuela Barbosa (REP), de primeiro mandato.

Com o resultado proclamado, Emanuela empossou Joel no cargo. Após a decisão, ele deixou o local em direção ao Paço Municipal, bastante emocionado, aos prantos, abraçado e saudado pelo público, enquanto outros vereadores eram vaiados.

(A Voz de Santa Quitéria)

PREFEITO DE SANTA QUITÉRIA É PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL ANTES DE TOMAR POSSE

poucos minutos para ocorrer a sessão de posse na Câmara Municipal, na tarde de  quarta (1º), a população de Santa Quitéria assistiu, em estado de choque e completa surpresa, a um dos mais graves fatos da sua história política. Enquanto se preparava para ir ao Poder Legislativo para ser empossado para seu segundo mandato, o prefeito José Braga Barrozo foi preso por policiais federais e civis.

Ele estava em sua residência, no bairro Arco, quando viaturas chegaram, lhe deram ciência do mandado de prisão preventiva e o levaram para Fortaleza, onde ficará na Delegacia de Capturas, à disposição da Justiça. Antes, ele foi submetido a exame de corpo de delito, no Instituto Médico Legal, em Canindé.


A notícia caiu como uma bomba, enquanto centenas de pessoas aguardavam para a sessão iniciar. Na parte externa, viaturas cercaram a Câmara, enquanto os policiais entraram – acompanhados de membros do Cartório Eleitoral – para comunicar oficialmente que o prefeito já estava preso.

Os vereadores foram chamados em uma sala, onde ouviram do diretor do DPI Norte, delegado Marcus Aurélio, a decisão proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, que determinou também que o vice-prefeito Gardel Padeiro não assumisse o cargo. Por aproximadamente quarenta minutos, os trabalhos ficaram parados, enquanto os parlamentares preparavam a posse interina.

O ambiente foi tomado por incredulidade, entre imprensa, políticos, advogados e a própria população, que não acreditava no que ali estava ocorrendo.

Além da prisão, também foi decretada ordem de busca e apreensão em sua casa. Ao todo, foram quatro mandados de prisão preventiva expedidos pelo Tribunal. Além de Braguinha, outra pessoa também foi presa pela Polícia Federal, porém os demais nomes dos alvos não foram divulgados.

Por meio de assessoria de imprensa, o TRE afirmou que o caso está em segredo de Justiça e que, por isso, não se manifestará.

(A Voz de Santa Quitéria)

A PALAVRA DO DIA


Evangelho (Jo 1,19-28)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais pelos profetas muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: "Quem és tu?" 20 João confessou e não negou. Confessou: "Eu não sou o Messias". 21 Eles perguntaram: "Quem és, então? És tu Elias?" João respondeu: "Não sou". Eles perguntaram: "És o Profeta?" Ele respondeu: "Não". 22 Perguntaram então: "Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?" 23 João declarou: "Eu sou a voz que grita no deserto: 'Aplainai o caminho do Senhor' - conforme disse o profeta Isaías". 24 Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25 e perguntaram: "Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?" 26 João respondeu: "Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27 e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias". 28 Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

FELIZ 2025 – UNIMED SOBRAL

 

Feliz 2025!

Que o novo ano traga consigo a esperança de dias melhores, repletos de saúde, alegria e conquistas.

A Unimed Sobral deseja que cada dia de 2025 seja uma oportunidade para celebrar a vida e cultivar o cuidado com quem mais importa.


FELIZ 2025 – POSTOS SÃO DOMINGOS


✨ Que o novo ano nos traga mais caminhos a percorrer e sonhos para alcançar. Agradecemos por seguir essa jornada conosco! Feliz Ano Novo!  #PostosSãoDomingos #AnoNovo

VEREADORES DO RECIFE AUMENTAM EM 77,8% VALOR DA VERBA DE GABINETE


Câmara Municipal do Recife aprovou aumento de 77,8% na verba de gabinete dos vereadores da cidade. A chamada Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap) é utilizada para gastos vinculados ao trabalho. A partir de 1º de janeiro de 2025, o valor sai de R$ 9 mil para R$ 16 mil por mês, para cada vereador.

A resolução que estabelece o aumento foi publicada no Diário Oficial do Recife do sábado (28). De acordo com a Lei 18.970/2022, o valor da Ceap e sua regulamentação são definidos pela Comissão Executiva da Câmara, responsável pela gestão política e administrativa do Legislativo municipal.