(Eunício e Yuri, ambos do MDB, são recordistas)
Encerrado o ano de 2024, a Câmara dos Deputados alcançou a cifra de R$ 86,2 milhões oriundos da cota parlamentar para o pagamento de ações de divulgação das suas atividades, somando tanto congressistas ativos quantos os suplentes que em algum momento assumiram ou estão assumindo em nome dos titulares. Onze deputados chegaram a ultrapassar, individualmente, R$ 400 mil em publicidade.
Os dois recordistas em gastos com divulgação são do MDB: os deputados Eunício Oliveira (MDB-CE), que gastou R$ 465,9 mil, e Yury do Paredão (MDB-CE), com um gasto de R$ 458 mil. Na outra ponta, as menores despesas com publicidade vieram de Samuel Viana (Republicanos-MG), que utilizou apenas R$ 32,90; e Lucas Redecker (PSDB-RS), com R$ 628,65.
O PP é o partido com maior número de quadros dentre os 20 deputados com maiores gastos em cota parlamentar, com cinco deputados na lista. Em segundo lugar, empatam o MDB e o PT, com quatro cada um. Republicanos entra em seguida, com três parlamentares, seguido por União Brasil, com dois, e mais um membro do PL e outro do Podemos.
(Congresso em Foco)